MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fitch reafirma rating do Maranhão em 'B', com perspectiva estável

A Fitch reafirmou o rating do Maranhão em "B", com perspectiva estável. A agência comenta em nota que o fracasso do Estado em comprovar pagamento da última parcela de um empréstimo com o Bank of America, em julho de 2023, no montante de US$ 56,2 milhões,

Gabriel Bueno da Costa e Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa e Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 13.05.2024, 17:29:00 Editado em 13.05.2024, 17:34:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fitch reafirmou o rating do Maranhão em "B", com perspectiva estável. A agência comenta em nota que o fracasso do Estado em comprovar pagamento da última parcela de um empréstimo com o Bank of America, em julho de 2023, no montante de US$ 56,2 milhões, disparou a ativação de garantia soberana e continua a pesar sobre o rating do Estado. Segundo ela, o governo federal não conseguiu ativar transferências constitucionais em uma Ação Civil Ordinária no Supremo Tribunal Federal sobre o caso, e há agora discussões para refinanciar esta obrigação em relação ao governo federal.

continua após publicidade

Em seu comunicado, a Fitch destaca o "esforço substancial" do Maranhão no ano passado para elevar sua receita, por meio de aumento da tarifa do ICMS de 18% para 20%.

O Estado já aprovou avanço a 22%, aplicável a partir de fevereiro deste ano, como tentativa de recuperar parte da receita perdida com a desoneração aprovada no Congresso em junho de 2022, que limitou tarifas sobre combustíveis e eletricidade, acrescenta.

continua após publicidade

A agência espera uma recuperação maior de receita no ano atual, conforme medidas de ajuste sejam totalmente implementadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fitch reafirma rating do Maranhão em 'B', com perspectiva estável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!