MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fitch projeta indicador de inadimplência estável em 2024 para grandes bancos, revela diretor

O diretor sênior de Instituições Financeiras da Fitch Ratings, Claudio Gallina, afirmou que a agência espera que o indicador de inadimplência dos grandes bancos permaneça em 8,3% este ano, praticamente estável em relação aos 8,4% de 2023. "Vemos que o fl

Cynthia Decloedt (via Agência Estado)

·
Escrito por Cynthia Decloedt (via Agência Estado)
Publicado em 17.03.2024, 09:00:00 Editado em 17.03.2024, 09:08:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor sênior de Instituições Financeiras da Fitch Ratings, Claudio Gallina, afirmou que a agência espera que o indicador de inadimplência dos grandes bancos permaneça em 8,3% este ano, praticamente estável em relação aos 8,4% de 2023. "Vemos que o fluxo de entrada de créditos piores deve diminuir em 2024, apoiado em um nível de concessão de crédito mais restrito e nos grandes reconhecimentos de perdas", afirmou.

continua após publicidade

Gallina disse que a recuperação de créditos deve ser um ponto de partida na qualidade de ativos e divergir entre os bancos, já que o perfil de crédito e apetite de risco é diferente entre eles.

Os comentários foram feitos na quinta-feira, 14, durante seminário online para discutir o relatório divulgado em fevereiro sobre quatro grandes bancos - Bradesco, Itaú, BTG Pactual e Banco do Brasil.

continua após publicidade

Ele mencionou ainda ter ouvido dos bancos comentários sobre redução na originação de consignado, linha mais barata em função de garantias, o que pode levar a uma busca das famílias por créditos mais caros e, potencialmente, aumentar o endividamento e prejudicar o indicador de inadimplência no futuro. "Mas hoje esse não é um ponto de atenção", afirmou.

Gallina afirmou ainda que o rating para a qualidade dos ativos dos quatro bancos é BB, acima da matriz implícita, considerando o bom índice de provisionamento para Itaú, Bradesco e Banco do Brasil e para o BTG em função do mix de crédito, concentrado emlarge corporate.

"Cortes adicionais nos juros devem ajudar na capacidade de 'repagamento' dos tomadores e os bancos a ter um controle mais eficiente da qualidade dos ativos", disse ele ainda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fitch projeta indicador de inadimplência estável em 2024 para grandes bancos, revela diretor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!