MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fipe reduz projeção para inflação medida pelo IPC de junho, de 0,38% para 0,34%

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), Guilherme Moreira, ajustou sua projeção para a variação do índice no encerramento de junho, de 0,38% para 0,34%. A mudança, afirma, reflete um moviment

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2024, 12:28:00 Editado em 25.06.2024, 12:34:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), Guilherme Moreira, ajustou sua projeção para a variação do índice no encerramento de junho, de 0,38% para 0,34%. A mudança, afirma, reflete um movimento de descompressão na variação de alguns alimentos in natura e de itens como leite e batata que estavam pressionados principalmente por conta das condições climáticas adversas entre maio e o início de junho.

continua após publicidade

Apesar desse alívio, Moreira destaca, por outro lado, que começou a haver pressão em alguns alimentos industrializados na última semana, com destaque para os derivados do leite e os derivados de trigo.

"A pressão decorre justamente das altas anteriores dos produtos in natura, que batem nos industrializados agora", detalha o coordenador. "Ou seja, ainda que o número cheio não tenha mudado tanto, tivemos uma mudança de composição importante", emenda.

continua após publicidade

Na passagem da segunda para a terceira quadrissemana de junho, o IPC-Fipe acelerou residualmente de 0,38% para 0,40%, com avanço de 0,95% para 0,99% no grupo Alimentação, conforme informou a Fundação pela manhã.

Entre os destaque desta divulgação, Moreira ainda cita a abertura de alimentação fora do domicílio, que acelerou de 0,97% para 1,38%.

"É a inflação de serviços pressionada. Tem muito mais a ver com aumento da demanda do que com custo de produção", avalia o coordenador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe reduz projeção para inflação medida pelo IPC de junho, de 0,38% para 0,34%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!