MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fipe eleva projeção do IPC de novembro de 1,10% para 1,20%, por carnes

O coordenador do Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira, elevou a projeção do indicador fechado em novembro de alta de 1,10% para 1,20%, após o dado avançar 1,15% na terceira quadrisseman

Anna Scabello (via Agência Estado)

·
Escrito por Anna Scabello (via Agência Estado)
Publicado em 26.11.2024, 11:22:00 Editado em 26.11.2024, 11:27:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O coordenador do Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira, elevou a projeção do indicador fechado em novembro de alta de 1,10% para 1,20%, após o dado avançar 1,15% na terceira quadrissemana, devido à alta mais intensa das carnes.

continua após publicidade

"No geral, o grupo Alimentação tem subido muito. É normal que as carnes bovinas subam neste período, mas as variações estão muito intensas neste ano", salientou o coordenador.

Segundo Moreira, na terceira quadrissemana de novembro as carnes registraram alta de 10,11%, ante 9,39% na quadrissemana anterior. "Estamos falando que a carne bovina vai subir mais em novembro do que entre janeiro e outubro", frisou.

continua após publicidade

Até o fim de novembro, o grupo Despesas Pessoais também deve contribuir com a aceleração do IPC-Fipe, de acordo com o coordenador do índice, devido à alta de itens como excursões e passagens aéreas. A tendência, porém, é de desaceleração em dezembro, afirmou Moreira.

Caso a alta de 1,20% se concretize no encerramento de novembro, Moreira alerta que seria preciso uma desaceleração a 0,13% em dezembro para a inflação fechar o ano dentro do teto de 4,5%. "Será muito difícil de desacelerar a 0,13% em dezembro", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe eleva projeção do IPC de novembro de 1,10% para 1,20%, por carnes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!