MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiesp: sonho do negócio próprio é desafio à atração de trabalhadores, mostra pesquisa

O desejo por empreender, especialmente entre jovens, se tornou um desafio à atração de mão de obra nas empresas em meio ao cenário de mercado de trabalho aquecido e escassez de trabalhadores apontada por alguns setores. Esse é o retrato trazido por um es

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2025, 17:09:00 Editado em 27.05.2025, 17:14:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O desejo por empreender, especialmente entre jovens, se tornou um desafio à atração de mão de obra nas empresas em meio ao cenário de mercado de trabalho aquecido e escassez de trabalhadores apontada por alguns setores.

continua após publicidade

Esse é o retrato trazido por um estudo, baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas com trabalhadores paulistas, produzido pelo Instituto Locomotiva a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP.

Entre seus destaques, a pesquisa aponta o desejo de apenas 11% dos participantes em ser empregado da indústria. Mais da metade (58%) mostrou preferência em trabalhar por conta própria. A percepção dos participantes da pesquisa é de que a geração de seus pais tinha um desejo maior em trabalhar nos setores da indústria, serviços, comércio ou construção.

continua após publicidade

Ao mesmo tempo em que apenas um a cada quatro paulistas (27%) se sente plenamente realizado no trabalho atual, 63% disseram que ter um negócio próprio corresponde ao maior sonho profissional. Além disso, mostra o levantamento, 64% veem no empreendedorismo uma forma de conquistar autonomia e qualidade de vida.

A flexibilidade de horário é vista como uma das maiores vantagens em trabalhar por conta própria, assim como um menor nível de pressão e estresse. Os trabalhadores não ignoram, no entanto, o risco da falta de segurança e proteção em caso de doença, acidente ou imprevistos.

Entre 23 a 30 de abril, a pesquisa quantitativa do estudo ouviu, por telefone, 1,5 mil trabalhadores de 18 a 59 anos do Estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais. O objetivo foi entender melhor os possíveis motivos por trás da escassez de mão de obra na indústria paulista.

continua após publicidade

Além da busca por flexibilidade e autonomia, assim como a percepção dos trabalhadores de que eles vão ganhar mais por tempo trabalhado fora das empresas, a avaliação dos pesquisadores é de que a proliferação de influenciadores digitais está contribuindo para a construção de um novo ideário sobre o trabalho. Promessas de ascensão rápida nas redes sociais se contrapõem ao crescimento profissional mais lento do emprego com carteira assinada.

"O discurso empreendedor dos trabalhadores não para de crescer", disse o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, durante a apresentação do estudo na sede da Fiesp. "Hoje temos um problema de contratação de mão de obra. Temos que começar a nos preocupar também com a retenção", acrescentou Meirelles, referindo-se ao interesse por empreender também por parte das pessoas que estão empregadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiesp: sonho do negócio próprio é desafio à atração de trabalhadores, mostra pesquisa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!