MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiesp responde e diz que Doria 'deve explicações aos contribuintes'

Em novo capítulo da briga com a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) publicou nota dizendo que o governador paulista, João Doria (PSDB), "deve explicações aos contribuint

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2020, 17:30:00 Editado em 11.12.2020, 17:36:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em novo capítulo da briga com a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) publicou nota dizendo que o governador paulista, João Doria (PSDB), "deve explicações aos contribuintes".

continua após publicidade

As discussões começaram após a decisão da Fiesp de recorrer à Justiça contra a medida do governo estadual de elevar alíquotas do ICMS em diversos produtos a partir de janeiro. Nas palavras da entidade, a gestão Doria foi "desastrosa" nesse quesito.

No mesmo tom, a Fazenda paulista declarou que "desastrosa mesmo é a conduta do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que apresenta um estudo sem pé, nem cabeça e ameaça ir à Justiça pela terceira vez".

continua após publicidade

Nesta sexta-feira, a Fiesp voltou a defender seu ponto de vista ao dizer que a Lei 17.293/2020 "visa unicamente aumentar a arrecadação do governo, prejudica a população em geral, pois encarecerá o custo de vida".

A entidade calcula que o impacto da legislação no preço ao consumidor pode chegar a 14% em alguns itens.

A Fiesp afirma ainda que a arrecadação estadual de janeiro a novembro de 2020 já superou R$ 229 bilhões, maior que a do mesmo período do ano passado. "Se não concorda com nossos cálculos, o governo de São Paulo tem a obrigação de apresentar os seus, afinal deveria ter avaliado os impactos para a população antes de propor uma lei dessa natureza."

A entidade conclui a mensagem dizendo que o governo deve explicações ao contribuinte. "Se não houve queda de arrecadação e ele diz que fez o ajuste fiscal, por que aumentar impostos logo agora quando tentamos superar uma das piores crises da história?", defende.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiesp responde e diz que Doria 'deve explicações aos contribuintes'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!