MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiesp: atividade da indústria paulista sobe 3,3% em agosto ante julho, com ajuste

A atividade da indústria paulista medida em horas trabalhadas na produção cresceu 3,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo levantamento de conjuntura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).Na margem, houve altas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2020, 12:12:00 Editado em 28.09.2020, 15:39:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atividade da indústria paulista medida em horas trabalhadas na produção cresceu 3,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo levantamento de conjuntura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

continua após publicidade

Na margem, houve altas de 0,6% no volume de vendas reais e de 0,6% nos salários reais médios da indústria. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) cresceu 2,4 pontos porcentuais, para 76,9%, o maior nível desde junho de 2015 (77,54%).

No ano de 2020, no entanto, o total de horas trabalhadas na produção ainda é 10,4% inferior ao registrado em igual período de 2019. Também no acumulado do ano, os salários reais médios caíram 4,7%. Mesmo com o avanço, o Nuci ainda está 3,2 pontos porcentuais abaixo da média histórica do mês, de 81,0%.

continua após publicidade

Sensor

Os empresários da indústria paulista enxergaram melhora nas suas atividades em setembro. A pesquisa Sensor, da Fiesp, captou melhora no índice de atividade geral do setor, que subiu a 50,7 no mês, de 49,5 em agosto.

É a primeira vez desde fevereiro em que o indicador supera a marca de 50 pontos, que indica expansão na atividade, na série com ajuste sazonal. Nas aberturas, dois dos quatro componentes ficaram acima deste nível.

continua após publicidade

O sensor de mercado subiu a 55,0 pontos, de 53,7 em agosto, indicando melhora no setor de atuação dos empresários. O índice de vendas avançou a 52,4 pontos, de 52,1 em agosto, sinalizando aumento das vendas das empresas.

Na outra ponta, o índice de emprego caiu de 47,1 para 45,7, indicando redução no nível de emprego no mês. O índice de investimentos avançou de 44,7 para 45,9, mas ainda sinaliza redução nos investimentos.

O índice de estoques subiu de 49,3 pontos para 52,5 pontos e sinaliza estoques abaixo do nível desejável nas empresas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiesp: atividade da indústria paulista sobe 3,3% em agosto ante julho, com ajuste"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!