MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiemg: taxação do aço para todos cria concorrência equilibrada e pode ter acordo similar a 2018

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) acompanhar com atenção os desdobramentos sobre a taxação de 25% nas exportações de aço e alumínio para os Estados Unidos, anunciada na noite desta segunda-feira pelo presidente Donald Trump. Par

Talita Nascimento (via Agência Estado)

·
Escrito por Talita Nascimento (via Agência Estado)
Publicado em 11.02.2025, 17:57:00 Editado em 11.02.2025, 18:05:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) acompanhar com atenção os desdobramentos sobre a taxação de 25% nas exportações de aço e alumínio para os Estados Unidos, anunciada na noite desta segunda-feira pelo presidente Donald Trump. Para a instituição, é possível conseguir uma negociação próxima à de 2018.

continua após publicidade

"É importante ressaltar que, por se tratar de uma taxação aplicada a todas as economias e não exclusivamente ao Brasil, o cenário colocaria os países em condições de concorrência mais equilibradas. Mas tudo depende das negociações bilaterais entre o país norte-americano com o Brasil", afirma a Fiemg.

O presidente da entidade, Flávio Roscoe, diz que a expectativa é de que o Brasil tenha uma oportunidade de obter uma vantagem competitiva, uma vez que a indústria brasileira complementa a americana. "Assim como ocorreu no primeiro mandato do presidente Donald Trump, entendemos que pode haver algumas concessões em função da complementariedade das duas indústrias", disse.

continua após publicidade

Ainda segundo ele, grande parte das exportações do País são de produtos semielaborados, que passam por processos de industrialização em empresas norte-americanas, muitas delas coligadas a companhias brasileiras. "Isso pode ser um fator favorável para que o Brasil não saia machucado dessa situação", ressalta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiemg: taxação do aço para todos cria concorrência equilibrada e pode ter acordo similar a 2018"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!