MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FIEMG: é imprescindível que jabutis em PL das eólicas offshore não sejam restabelecidos

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) divulgou neste sábado uma nota avaliando ser imprescindível que os artigos vetados na lei que cria o marco regulatório às eólicas offshore (alto-mar) não sejam restabelecidos no Congresso Nacion

Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 11.01.2025, 12:11:00 Editado em 11.01.2025, 15:16:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) divulgou neste sábado uma nota avaliando ser imprescindível que os artigos vetados na lei que cria o marco regulatório às eólicas offshore (alto-mar) não sejam restabelecidos no Congresso Nacional. O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a entidade, evita riscos "ao futuro do setor elétrico, à competitividade da indústria, às metas climáticas brasileiras e ao orçamento das famílias".

continua após publicidade

Foram vetados pelo presidente os chamados "jabutis" incluídos no projeto de lei, trechos que tratavam de temas como a contratação de geração termoelétrica movida a gás natural e carvão mineral, além da energia de centrais hidrelétricas.

"A FIEMG reforça o apelo para que deputados e senadores tomem a decisão certa: manter os vetos e eliminar definitivamente os dispositivos que comprometem o desenvolvimento sustentável do Brasil", diz a nota.

continua após publicidade

O impacto estimado na tarifa de energia, se os artigos fossem aprovados, seria de R$ 545 bilhões até 2050, ou aproximadamente R$ 22 bilhões por ano, resultando em um aumento de 9% nas tarifas para os consumidores, de acordo com estudo feito pela consultoria PSR. É citada também a emissão de 250 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FIEMG: é imprescindível que jabutis em PL das eólicas offshore não sejam restabelecidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!