MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV/Picchetti: IPC-S de janeiro deve subir 0,35%; projeção para 2021 é de 3,50%

Para o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, o indicador deve registrar em janeiro uma forte desaceleração sobre o resultado de dezembro, quando houve avanço de 1,07%. Para o economista da Fundação Getulio Vargas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2021, 10:51:00 Editado em 04.01.2021, 12:52:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, o indicador deve registrar em janeiro uma forte desaceleração sobre o resultado de dezembro, quando houve avanço de 1,07%. Para o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice do primeiro mês de 2021 deve ficar em 0,35%, com as pressões tradicionais de janeiro atenuadas pela fraqueza econômica e por reajustes já ocorridos em dezembro, como no caso de mensalidades escolares e da tarifa de energia.

continua após publicidade

Para 2021, a perspectiva é que haja alta de 3,50%, aquém dos 5,17% registrados em 2020. Foi a maior alta para o IPC-S de um ano desde 2016, quando o número ficou em 6,19%, ainda sob efeitos do "tarifaço" ocorrido em 2015.

"O número de 2020 mostra uma aceleração considerável em relação a anos anteriores, quando o indicador ficou entre 3% e 4%. Mas esse número tem muitos movimentos que não são tendência de inflação de fato, como é o caso do impacto da bandeira tarifária e o que aconteceu com alimentos", comenta o economista.

continua após publicidade

O indicador de dezembro ainda desacelerou ante o resultado da terceira quadrissemana do mês, quando a taxa ficou em 1,21%. Segundo Picchetti, o movimento se explica basicamente pelo "saldo líquido" da variação de dois itens com bastante peso no indicador: a passagem aérea, que passou de alta de 9,62% para uma deflação de 9,49%, o que tirou 0,27 ponto porcentual do indicador, e a tarifa de eletricidade residencial, que foi de 9,35% para 11,93% e acrescentou 0,10% ao IPC-S do mês. Na leitura da ponta, a passagem aérea já apresenta deflação de 30%

O índice de difusão subiu entre a terceira e a quarta quadrissemana de dezembro, passando de 65,16% para 73,23%. Apesar da alta mais espalhada pela cesta, Picchetti minimiza os riscos. "É um movimento típico de final de ano, e que já está sendo revertido".

Núcleo de inflação

continua após publicidade

Picchetti chama a atenção para o acumulado de 2020 no núcleo de inflação do IPC-S, que ficou em 2,92%, uma queda sobre o acumulado de 12 meses até novembro (2,95%) e praticamente estável desde 2017, sempre ao redor de 3%. O núcleo, explica o pesquisador, tenta filtrar os efeitos pontuais sobre o IPC-S e desenha melhor eventuais tendências de inflação. Portanto, a julgar pelo núcleo, o economista da FGV entende que não há "nenhuma pressão significativa" de alta para a inflação ao consumidor.

Ele explica que mesmo no grupo Alimentação, grande pressão altista de 2020, a oferta já está equilibrada, e que uma inflação de demanda é improvável por conta do fim do auxílio emergencial e da perspectiva de retomada gradual do emprego.

"Traduzindo isso em poder de compra e o que isso representa para a demanda, não é razoável assumir alguma pressão de inflação que a eleve para cima do que aconteceu nos últimos anos, desconsiderando 2020, que foi atípico", argumenta Picchetti.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV/Picchetti: IPC-S de janeiro deve subir 0,35%; projeção para 2021 é de 3,50%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!