MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV projeta IPC-S em torno de 0,20% em julho, diz André Braz

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) deve desacelerar a 0,20% em julho, após 0,22% em junho, projeta o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador do índice André Braz. Na primeira quadrissemana de julho, o grupo Alimentação des

Gabriela Jucá (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriela Jucá (via Agência Estado)
Publicado em 08.07.2024, 14:21:00 Editado em 08.07.2024, 14:27:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) deve desacelerar a 0,20% em julho, após 0,22% em junho, projeta o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador do índice André Braz.

continua após publicidade

Na primeira quadrissemana de julho, o grupo Alimentação desacelerou a 0,23%, ante 0,50% no encerramento de junho. Na primeira quadrissemana do mês anterior, o grupo apontava alta de 1,05%. "A Alimentação entrou em fase de descompressão, por alguns alimentos in natura, o que puxa o IPC-S para baixo", afirma.

Apesar de alguns itens pressionarem o índice, como batata inglesa e leite tipo longa vida, Braz salienta que ambos já registram altas menos intensas em relação ao final de junho.

continua após publicidade

"No ano passado, nesse período, tivemos recuos mais fortes em Alimentação. Ao que parece, teremos recuos importantes neste ano, mas não será como no ano passado", salienta.

Braz ainda destaca que o câmbio pressionado não foi capaz de reverter a dinâmica de desaceleração da Alimentação. A depender da trajetória do câmbio, o economista projeta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano próximo de 4,0%. "A dúvida paira sobre o câmbio, e como pode influenciar o custo da indústria e da agricultura".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV projeta IPC-S em torno de 0,20% em julho, diz André Braz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!