MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: piora na expectativa para próximos meses puxou queda da confiança da indústria em outubro

A piora na percepção para os próximos meses puxou o quinto recuo mensal consecutivo da confiança da indústria, registrado em outubro, pela Fundação Getulio Vargas. No mês, o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,6 ponto, para 90,8 pontos, o pior resultado

Marianna Gualter (via Agência Estado)

·
Escrito por Marianna Gualter (via Agência Estado)
Publicado em 27.10.2023, 09:19:00 Editado em 27.10.2023, 09:23:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A piora na percepção para os próximos meses puxou o quinto recuo mensal consecutivo da confiança da indústria, registrado em outubro, pela Fundação Getulio Vargas. No mês, o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,6 ponto, para 90,8 pontos, o pior resultado desde julho de 2020 (90,5 pontos).

continua após publicidade

"A maioria dos segmentos reduz sua projeção de produção, dado o nível elevado dos estoques e o fraco nível de demanda", afirma o economista do Ibre/FGV Stéfano Pacini, em nota. Ele avalia que, apesar da melhora do cenário macroeconômico, as taxas de juros e o endividamento ainda se mantêm em patamares elevados, fatores que dificultam o reaquecimento da demanda.

"O efeito do início do ciclo de quedas na taxa de juros e das medidas governamentais com o intuito de reduzir o endividamento ainda não surtiram efeito na demanda por bens industriais e isso tem limitado a recuperação da confiança do setor", emenda.

continua após publicidade

Nas aberturas do indicador de expectativas, o ímpeto sobre as contratações recuou 2,7 pontos em outubro, para 94,3 pontos, também o menor nível desde julho de 2020 (93 pontos), já a produção prevista caiu 1,9 ponto, para 90,1 pontos, o menor nível desde abril de 2021 (86,6 pontos). Houve, em contrapartida, acomodação da tendência dos negócios para os próximos seis meses, com alta de 0,2 ponto, para 88,6 pontos - o indicador permanece abaixo dos 100 pontos desde setembro de 2021 (102,7 pontos).

A sondagem coletou informações de 1,113 mil empresas, entre os dias 1º e 24 de outubro. No mês, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE cedeu 0,2 ponto, para 90,8 pontos, o menor nível desde agosto de 2020 (89,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,3 ponto, para 91,1 pontos, acumulando seu quinto resultado negativo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: piora na expectativa para próximos meses puxou queda da confiança da indústria em outubro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!