MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: indicador de incerteza cai 3,4 pontos em dezembro, para 107 pontos, patamar favorável

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 3,4 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 107,0 pontos, encerrando o ano em patamar considerado favorável, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda em dezembro levou o i

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 29.12.2023, 11:24:00 Editado em 29.12.2023, 11:32:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 3,4 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 107,0 pontos, encerrando o ano em patamar considerado favorável, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda em dezembro levou o indicador de volta ao nível abaixo dos 110 pontos, que é o piso da faixa de incerteza considerada elevada.

continua após publicidade

"A queda do indicador de incerteza, em dezembro, foi influenciada majoritariamente pelo componente de Mídia, enquanto o componente de Expectativas, que mede a dispersão das previsões para algumas variáveis econômicas, subiu ligeiramente. O resultado é reflexo da combinação de um quadro econômico resiliente, apesar dos sinais de desaceleração, e de menores ruídos políticos e fiscais no país, para esse fim de ano.

Ao longo de 2023, o IIE-Br experimentou níveis mais favoráveis de incerteza, chegando a registrar os menores níveis dos últimos quatro/cinco anos. Para 2024, ainda há espaço para a queda da incerteza que dependerá, não só da continuidade de resultados positivos para a economia, mas do diálogo colaborativo e produtivo entre os diferentes setores", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

continua após publicidade

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia caiu 4,0 pontos, para 108,2 pontos. O componente contribuiu com -3,5 pontos para o IIE-Br do mês.

O componente de Expectativas aumentou 0,4 ponto, para 99,2 pontos. O componente contribuiu com 0,1 ponto para o índice de dezembro.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: indicador de incerteza cai 3,4 pontos em dezembro, para 107 pontos, patamar favorável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!