MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: Indicador Antecedente de Emprego sobe 2,3 pontos em dezembro ante novembro, a 77,3 pontos

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 2,3 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 77,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp cresceu 0,3 ponto."Depois de uma sequência de resultados n

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 08.01.2024, 08:25:00 Editado em 08.01.2024, 08:31:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 2,3 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 77,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp cresceu 0,3 ponto.

continua após publicidade

"Depois de uma sequência de resultados negativos, o IAEmp encerra 2023 com sinalização positiva. Ainda é cedo para comemorar o resultado, principalmente pelo patamar que o indicador se encontra. O ritmo para 2024 ainda está em aberto e vai depender muito de como a atividade econômica vai reagir ao longo do ano. Para manter a trajetória positiva e aumentar as expectativas sobre contratação, são necessários sinais claros de retomada e redução de incerteza no país", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

continua após publicidade

Em dezembro, seis dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O melhor desempenho no mês foi do item Tendência dos Negócios da Indústria, que contribuiu com 1,3 ponto.

Outras contribuições positivas relevantes foram dos componentes Emprego Local Futuro da Sondagem do Consumidor, com impacto de 0,5 ponto; Situação Atual dos Negócios da Indústria, 0,4 ponto; e Situação Atual dos Negócios dos Serviços, com 0,3 ponto.

O único componente com contribuição negativa foi o de Tendência dos Negócios de Serviços, com -0,6 ponto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: Indicador Antecedente de Emprego sobe 2,3 pontos em dezembro ante novembro, a 77,3 pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!