MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) cai 1,6 ponto em dezembro, para 78,3 pontos

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 1,6 ponto na passagem de novembro para dezembro, a 78,3 pontos, informou nesta segunda-feira, 6, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do menor nível para o indicador desde janeiro de 2024, quando esteve

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 06.01.2025, 08:27:00 Editado em 06.01.2025, 08:34:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 1,6 ponto na passagem de novembro para dezembro, a 78,3 pontos, informou nesta segunda-feira, 6, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do menor nível para o indicador desde janeiro de 2024, quando esteve em 78,2 pontos.

continua após publicidade

Na média móvel trimestral, o IAEmp cedeu 1,1 ponto, no segundo recuo consecutivo, segundo a FGV.

"O IAEmp volta a cair em dezembro, mas encerra o ano em patamar ligeiramente superior ao de 2023. A melhora apresentada pelo indicador perdeu força nos últimos dois meses e indica sinais de desaceleração para o mercado de trabalho. A piora no ambiente macroeconômico tende a gerar cautela por parte dos empresários e, consequentemente, diminuir o ímpeto de contratações", diz em nota o economista do FGV Ibre, Rodolpho Tobler.

continua após publicidade

"O cenário ainda não permite indicar tendência desfavorável para 2025, mas deve ser observado um ritmo mais fraco da recuperação do indicador ao longo desse ano", continua o especialista.

Baixa em 4 de 7 componentes

Esse recuo do IAEmp em dezembro foi resultado da piora de 4 dos 7 componentes do indicador. As principais contribuições negativas foram do indicador do Emprego Local Futuro do Consumidor, com -1,2 ponto, e do indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, com -0,6 ponto.

continua após publicidade

Em sentidos opostos, os indicadores Emprego Previsto e Tendência dos Negócios da Indústria, e o indicador Emprego Previsto de Serviços contribuíram positivamente com 0,2 ponto cada um, respectivamente.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante - quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) cai 1,6 ponto em dezembro, para 78,3 pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!