MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: confiança empresarial cai 1,7 ponto em dezembro; a do consumidor cede 4,1

Tanto os empresários quanto os consumidores tiveram piora na confiança na passagem de novembro para dezembro, segundo a divulgação extraordinária de uma prévia das sondagens de confiança apuradas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em relação ao número fi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2020, 08:34:00 Editado em 14.12.2020, 08:40:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Tanto os empresários quanto os consumidores tiveram piora na confiança na passagem de novembro para dezembro, segundo a divulgação extraordinária de uma prévia das sondagens de confiança apuradas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em relação ao número final de novembro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 1,7 ponto, para 93,9 pontos. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 4,1 pontos, para 77,6 pontos.

continua após publicidade

Se confirmado, será o terceiro mês consecutivo de piora na confiança dos empresários e dos consumidores. Os resultados têm como base dados coletados até o dia 11 de dezembro.

"Os resultados prévios das sondagens de dezembro sinalizam a continuidade da tendência de queda da confiança de empresas e consumidores. A mudança de humor é influenciada pela piora de expectativas diante do maior risco de uma segunda onda de contaminação, o iminente fim dos benefícios emergenciais e as dificuldades do mercado de trabalho. Entre consumidores de renda mais baixa, há ainda preocupação com a aceleração da inflação. As notícias promissoras no campo da imunização são ainda insuficientes para garantir uma data certa para o fim da crise, o que faz com que empresários e consumidores se mantenham receosos em relação ao que os espera no início de 2021", avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

continua após publicidade

Entre os consumidores, o Índice de Situação Atual (ISA-C) recuou 2,5 pontos, para 69,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-C) encolheu 5,1 pontos, para 84,2 pontos.

No Índice de Confiança Empresarial (ICE) - que consolida os indicadores de confiança da Indústria, Serviços, Comércio e Construção -, o Índice de Situação Atual dos Empresários (ISA-E) encolheu 0,9 ponto, para 97,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) caiu 2,1 pontos, para 92,5 pontos.

Na prévia de dezembro, a confiança da Indústria subiu 1,9 ponto, para 115,0 pontos, o maior valor desde maio de 2010. A confiança do setor de Serviços encolheu 1,3 ponto, para 84,1 pontos, enquanto o Comércio caiu 2,9 pontos, para 90,6 pontos. A Construção teve queda de 2,2 pontos, para 91,6 pontos.

As prévias das sondagens da FGV coletaram informações de 2.707 empresas e de 1.070 consumidores entre os dias 1 e 11 de dezembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: confiança empresarial cai 1,7 ponto em dezembro; a do consumidor cede 4,1"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!