Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

FGV: Confiança empresarial cai 0,1 ponto em outubro ante setembro, para 89,5 pontos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) recuou 0,1 ponto em outubro ante setembro, para 89,5 pontos, na série com ajuste sazonal. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice teve queda de 0,7 ponto.

"A leve queda da confiança sugere a continuidade da fase de desaceleração do ritmo de atividade econômica em outubro. Além do recuo no índice que mede a percepção sobre a situação atual dos negócios, observou-se uma redução mais acentuada da confiança em segmentos que até recentemente demonstravam alguma resiliência, como a Indústria de Transformação e, sobretudo, a Construção. A boa notícia veio do Índice de Expectativas, que voltou a subir, após quatro quedas consecutivas", avaliou o pesquisador Aloisio Campelo Jr., do Ibre/FGV, em nota oficial.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cedeu 0,5 ponto, para 92,8 pontos. O recuo foi puxado pela piora na satisfação com a situação atual dos negócios (-0,7 ponto, para 91,5 pontos) e pela avaliação do nível de demanda atual (-0,4 ponto, a 94,1 pontos).

Já o Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) avançou 0,3 ponto, para 86,2 pontos, após uma sequência de quatro meses de quedas. Dentro do IE-E, o otimismo com a demanda nos três meses seguintes subiu 1,9 ponto, para 85,3 pontos, enquanto a perspectiva para os negócios em seis meses caiu 1,3 ponto, para 87,4 pontos.

Entre os quatro grandes setores, Comércio foi o único a mostrar melhora relevante (+1,5 ponto), enquanto recuaram a Indústria (-0,7 ponto), Construção (-0,7) e Serviços (-0,1). Em outubro, 45% dos 49 segmentos pesquisados reportaram alta da confiança.

publicidade

"O destaque negativo é o setor da Construção, onde apenas 18% dos segmentos registraram alta da confiança no mês", apontou a FGV.

A coleta de dados para a edição de outubro ocorreu entre 1º e 27 do mês.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline