MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: Confiança do Comércio sobe 0,1 ponto em outubro ante setembro, a 94,2 pontos

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,1 ponto na passagem de setembro para outubro, para 94,2 pontos, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,3 pontos."Após dois meses em q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2021, 08:43:00 Editado em 28.10.2021, 08:47:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,1 ponto na passagem de setembro para outubro, para 94,2 pontos, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,3 pontos.

continua após publicidade

"Após dois meses em queda, a confiança do comércio se acomodou em outubro. O resultado desse mês foi influenciado mais uma vez pela piora na percepção do ritmo de vendas que ocorre há três meses consecutivos. Por outro lado, as expectativas pararam de cair, recuperando parte do que foi perdido no último mês. O cenário para o setor ainda se mostra desafiador com a confiança do consumidor em patamar muito baixo, incerteza elevada, avanço da inflação e recuperação lenta do mercado de trabalho", avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em outubro, houve melhora na confiança em três dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 3,8 pontos, para 95,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 3,9 pontos, para 93,3 pontos.

continua após publicidade

Segundo a FGV, a recuperação da confiança do comércio vem perdendo força nos últimos meses, especialmente pela percepção menos favorável dos empresários sobre a situação atual. "Nesse mesmo sentido, o Indicador de Desconforto (composto pela média de parcelas padronizadas da pergunta sobre limitação a melhoria dos negócios: demanda insuficiente, acesso ao crédito bancário, custo financeiro e outros) também interrompeu a tendência positiva dos últimos meses, ficando relativamente estável e sugerindo que o setor ainda encontra dificuldades para manter o ritmo de recuperação dos meses anteriores", apontou a FGV, em nota.

A Sondagem do Comércio de outubro coletou informações de 780 empresas entre os dias 4 e 25 deste mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: Confiança do Comércio sobe 0,1 ponto em outubro ante setembro, a 94,2 pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!