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FGV: confiança de serviços cai 2,5 pontos em abril, a 90,4 pontos, menor nível desde maio/2021

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 2,5 pontos na passagem de março para abril, na série com ajuste sazonal, para 90,4 pontos, menor nível desde maio de 2021, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o ICS teve re

Daniela Amorim (via Agência Estado)

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Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 29.04.2025, 08:52:00 Editado em 29.04.2025, 09:00:34
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O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 2,5 pontos na passagem de março para abril, na série com ajuste sazonal, para 90,4 pontos, menor nível desde maio de 2021, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o ICS teve redução de 0,5 ponto.

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"Após um resultado positivo no mês passado, a confiança de serviços volta a recuar em abril, influenciada, principalmente, pela piora nas expectativas futuras do setor que recuaram com maior intensidade. O resultado pessimista do setor reflete cautela dos empresários sobre a demanda futura, de forma disseminada entre os segmentos. Em relação ao futuro de longo prazo, os desafios podem ser ainda maiores para o ano de 2025", avaliou Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em abril, o Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 1,5 ponto, para 93,8 pontos, menor nível desde maio de 2023. O Índice de Expectativas (IE-S) teve redução de 3,6 pontos, para 87,2 pontos, patamar mais baixo desde março de 2021.

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"Apesar dos resultados positivos do mercado de trabalho no primeiro trimestre, o cenário macroeconômico segue incerto para as empresas que podem se deparar com um segundo semestre de desaceleração da atividade e um ambiente que aponta para pressões nos preços, taxa de juros elevada e aumento da incerteza econômica", completou Pacini.

Entre os componentes da situação atual, o item que mede a situação atual dos negócios encolheu 2,2 pontos, para 92,6 pontos, enquanto o que avalia o volume da demanda atual caiu 0,8 ponto, para 95,0 pontos.

Entre as expectativas, a demanda prevista nos próximos três meses diminuiu 2,8 pontos, para 88,0 pontos, e o item que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses recuou 4,4 pontos, para 86,3 pontos.

A coleta de dados para a edição de abril da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.272 empresas entre os dias 1º e 25 do mês.

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