MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: Confiança da indústria cai a 103,5 pontos em abril, menor nível desde agosto

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou queda de 0,7 ponto em abril na comparação com março, atingindo 103,5 pontos, informou nesta quinta-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). Trata-se do menor r

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2021, 08:56:00 Editado em 29.04.2021, 09:02:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou queda de 0,7 ponto em abril na comparação com março, atingindo 103,5 pontos, informou nesta quinta-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). Trata-se do menor resultado desde agosto do ano passado, quando o indicador marcou 98,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 2,6 pontos.

continua após publicidade

A queda pelo quarto mês consecutivo reflete o ritmo lento da vacinação, a desvalorização do real e a escassez de insumos, explica em nota Claudia Perdigão, economista do FGV/Ibre. Segundo Claudia, o cenário cria um ambiente de incerteza que causa a piora da situação atual e a manutenção de expectativas cautelosas, em níveis abaixo dos 100 pontos. "Mas o estabelecimento dos programas de manutenção do emprego e auxílio às empresas poderá colaborar para a recuperação das expectativas para o início do próximo semestre", diz.

Dos 19 segmentos industriais pesquisados, 14 registraram queda da confiança em abril. O desempenho negativo é influenciado por uma piora na satisfação dos empresários em relação à situação atual e por um movimento de acomodação das perspectivas para os próximos três e seis meses.

continua após publicidade

O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,4 ponto, para 110,0 pontos, menor nível desde setembro de 2020 (107,3 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 0,2 ponto, para 96,9, atingindo a menor marca desde julho do ano passado (90,5 pontos).

O indicador que mede o nível de estoques recuou 4,9 pontos, a 113,3, enquanto a situação corrente dos negócios avançou 1,1 ponto, para 107,3 pontos.

Dos indicadores que compõem o IE, o emprego previsto para os próximos três meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança em abril ao cair 1,3 ponto, a 101,4, menor patamar desde julho de 2020 (93,0). A produção prevista para os próximos três meses subiu 0,4 ponto, para 86,6 pontos, e a tendência dos negócios teve alta de 0,3 ponto, a 102,9.

continua após publicidade

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada cedeu 1,6 ponto porcentual, para 76,7%, menor nível desde agosto de 2020 (75,3%).

O levantamento contou com informações de 1.085 empresas entre os dias 1º e 27 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem da Indústria ocorrerá em 27 de maio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: Confiança da indústria cai a 103,5 pontos em abril, menor nível desde agosto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!