MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: confiança da construção cai 3,9 pontos em janeiro, para 92,8 pontos, diz FGV

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 3,9 pontos em janeiro, para 92,8 pontos, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). É o menor nível do indicador desde os 92,4 pontos observados em junho de 2021.O recuo do ICST em janeiro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2022, 10:17:00 Editado em 26.01.2022, 10:24:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 3,9 pontos em janeiro, para 92,8 pontos, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). É o menor nível do indicador desde os 92,4 pontos observados em junho de 2021.

continua após publicidade

O recuo do ICST em janeiro foi puxado pela piora na percepção dos empresários sobre o momento atual e nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 2,1 pontos entre dezembro e janeiro, para 90,7 pontos; menor nível desde julho do ano passado (89,4 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-CST) teve queda 5,8 pontos, para 95,0 pontos; menor nível desde maio de 2021 (89,9 pontos), retornando a patamar inferior ao nível neutro.

"No mês passado, a alta da confiança das empresas da construção destoou da percepção mais negativa que prevaleceu nos demais setores. Agora em janeiro houve uma forte correção, com o indicador revelando um pessimismo mais acentuado em relação à demanda prevista para os próximos meses", diz a coordenadora de Projetos da Construção da FGV, Ana Maria Castelo, em nota. "Certamente o ambiente de mais incertezas com a evolução da pandemia e de taxas de juros maiores deve ter contribuído para a reversão do humor."

continua após publicidade

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção caiu 1,5 ponto porcentual entre dezembro e janeiro, para 74,9%. A contração foi impulsionada tanto pelo Nuci de mão de obra (-1,2 ponto porcentual, a 76,3%) quanto pelo de máquinas e equipamentos (-1,1 ponto porcentual, a 68,7%).

Nas aberturas, o recuo do ISA-CST foi impactado por piora no indicador de carteira de contratos (-2,4 pontos, para 91,4 pontos) e no que mede a situação atual dos negócios (-1,9 ponto, para 90,1 pontos); ambos com retorno ao menor nível desde julho de 2021.

A queda do IE-CST foi puxada pela deterioração das perspectivas sobre a demanda nos próximos meses, com recuo do indicador que mede demanda prevista (-6,6 pontos, para 96,4 pontos) e do que projeta a tendência dos negócios nos próximos seis meses (-4,9 pontos, para 93,6 pontos).

"Vale lembrar que a retomada da construção ganhou fôlego em 2021 com o desempenho positivo do mercado imobiliário: vendas e lançamentos cresceram impulsionados por taxas de crédito, que em agosto atingiram um piso histórico", pontua Castelo. "A mudança de cenário terá impactos sobre os novos negócios em 2022."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: confiança da construção cai 3,9 pontos em janeiro, para 92,8 pontos, diz FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!