MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: Barômetros Econômicos Globais recuam em abril, antes de tensão por tarifaço dos EUA

Os Barômetros Econômicos Globais Antecedente e Coincidente recuaram em abril, antes que os dados assimilassem o agravamento da tensão provocada pelo tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). "O Barômetr

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 10.04.2025, 15:50:00 Editado em 10.04.2025, 15:57:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Barômetros Econômicos Globais Antecedente e Coincidente recuaram em abril, antes que os dados assimilassem o agravamento da tensão provocada pelo tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

continua após publicidade

"O Barômetro Coincidente recua pelo segundo mês consecutivo, retornando ao nível de setembro de 2024. A queda do Barômetro Antecedente, por sua vez, mantém o indicador oscilando próximo aos 100 pontos, uma tendência que vem sendo observada desde maio de 2024. No entanto, a recente escalada nas tensões comerciais não se reflete nos dados", apontou a FGV.

O Barômetro Econômico Global Coincidente caiu 1,5 ponto em abril, para 92,3 pontos. O Barômetro Econômico Global Antecedente encolheu 1,7 ponto, para 101,9 pontos.

continua após publicidade

"Em ambos os casos, a queda é principalmente influenciada pelos indicadores do Hemisfério Ocidental, seguido pela Europa, enquanto a região da Ásia, Pacífico & África contribui quase que de forma neutra para a variação dos indicadores globais no mês", reforçou a FGV.

O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de três a seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.

No Barômetro Global Coincidente, a região da Ásia, Pacífico & África deu uma contribuição negativa de apenas 0,1 ponto, enquanto o Hemisfério Ocidental impactou em -1,1 ponto, e a Europa, em -0,3 ponto.

No Barômetro Global Antecedente, a região da Ásia, Pacífico & África contribuiu positivamente com 0,1 pontos, e a Europa com -0,2 ponto. O Hemisfério Ocidental impactou negativamente em 1,6 ponto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "FGV: Barômetros Econômicos Globais recuam em abril, antes de tensão por tarifaço dos EUA"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!