MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fenabrave prevê alta de 12% na venda de veículos no ano e cita viés de alta para 2º semestre

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias, segue projetando crescimento de 12% nas vendas de veículos zero quilômetro neste ano. A partir do segundo semestre, porém, há expectativa de que esse aumento seja ainda maior, conforme detalhou ne

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 03.04.2024, 17:05:00 Editado em 03.04.2024, 17:10:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias, segue projetando crescimento de 12% nas vendas de veículos zero quilômetro neste ano. A partir do segundo semestre, porém, há expectativa de que esse aumento seja ainda maior, conforme detalhou nesta quarta-feira o presidente da federação, José Maurício Andreta Júnior, durante a coletiva de apresentação dos dados do setor no primeiro trimestre.

continua após publicidade

"O que projetamos lá no início do ano vem acontecendo, e a tendência é de uma economia sempre mais forte no segundo semestre do que no primeiro, com menos despesas e economia aquecendo. Estamos otimistas: o ano começou bem e o viés é positivo para o segundo semestre", detalhou Andreta Júnior.

A queda da taxa básica de juros e o aumento de crédito para a pessoa física são citados pelo presidente da Fenabrave como os principais vetores para esse crescimento. "Historicamente sempre tivemos de 60% a 70% das compras de veículos por meio de financiamentos. Essa proporção diminuiu bastante no ano passado, mas deve caminhar de volta para esse nível", frisou.

continua após publicidade

O cenário projetado pela Fenabrave é de Selic encerrando este ano em 9,5%, conforme detalhou a economista da associação, Tereza Fernandez, durante a coletiva. Ela destacou que o cenário é "benigno" para a economia doméstica neste ano, com aumento do crédito e da demanda, inflação sob controle, e com "poucos sustos" do ponto de vista cambial. "O risco principal vem da geopolítica", apontou.

As vendas de veículos no primeiro trimestre do ano cresceram 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Foram 471.569 veículos comercializados no ano até aqui, segundo balanço da Fenabrave.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fenabrave prevê alta de 12% na venda de veículos no ano e cita viés de alta para 2º semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!