MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fed/Waller: economia está forte e é possível subir juros sem prejudicar emprego

Membro do Conselho do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller disse que o BC americano pode subir os juros para controlar a inflação nos Estados Unidos sem impactar fortemente o emprego. Segundo ele, o momento correto de apertar a política monetária é a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2022, 14:57:00 Editado em 10.05.2022, 15:02:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Membro do Conselho do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller disse que o BC americano pode subir os juros para controlar a inflação nos Estados Unidos sem impactar fortemente o emprego. Segundo ele, o momento correto de apertar a política monetária é agora, uma vez que a economia americana está forte e o mercado de trabalho americano sobreaquecido.

continua após publicidade

O cenário econômico doméstico atual não se assemelha ao do fim da década de 1970 e início de 1980, quando a inflação persistia "há uma década" e o Fed teve de subir o juro básico a 20%, elevando a taxa de desemprego a 10%, argumentou Waller. No momento, o foco deve ser controlar as pressões inflacionárias, deixando de lado especulações sobre as fontes da alta nos preços. "Se uma resolução das cadeias de suprimento nos ajudarem, ótimo, mas não estou contando com isso", disse Waller.

O dirigente também comentou sobre as chamadas moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), tema que o Fed tem analisado internamente. Para Waller, não há necessidade de uma CBDC nos EUA, uma vez que não há falha no sistema financeiro do país a ser solucionada. "Uma CBDC consistiria apenas em uma conta corrente operada pelo Fed, ao invés dos bancos privados", argumentou, citando que a concorrência entre os setores público e privado criaria uma mudança de paradigma no sistema de pagamentos dos EUA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fed/Waller: economia está forte e é possível subir juros sem prejudicar emprego"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!