MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fed/Powell: estamos comprometidos a reduzir inflação e estamos agindo rapidamente

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está "muito comprometido" a reduzir inflação, que está "muito alta" nos Est

Aline Bronzati, correspondente, e Gabriel Caldeira (via Agência Estado)

·
Escrito por Aline Bronzati, correspondente, e Gabriel Caldeira (via Agência Estado)
Publicado em 27.07.2022, 16:24:00 Editado em 27.07.2022, 16:32:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está "muito comprometido" a reduzir inflação, que está "muito alta" nos Estados Unidos. "Estamos nos movendo rapidamente para isso, ", disse Powell, em coletiva de imprensa, na sequência da decisão do Fed.

continua após publicidade

A autoridade monetária decidiu elevar os juros em mais 75 pontos-base na reunião que terminou hoje, empurrando os Fed Funds, que são os juros básicos dos EUA, para a faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. A decisão foi unânime.

"Temos as ferramentas de que precisamos e a determinação necessária para restaurar a estabilidade de preços em nome das famílias e empresas americanas", disse Powell.

continua após publicidade

Ele afirmou que a economia e os EUA se mostraram "resilientes" nos últimos dois anos e meio apesar dos desafios enfrentados. No entanto, reforçou a necessidade de baixar a inflação "muito alta" em meio a um mercado de trabalho "extremamente apertado", com o crescimento salarial acelerando e uma desaceleração significativa no consumo dos consumidores norte-americanos.

"É essencial que reduzamos a inflação para nossa meta de 2%, se quisermos ter um período sustentado de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem a todos do ponto de vista do nosso mandato de promover o máximo de emprego e estabilidade de preços", afirmou o presidente do Fed.

Powell também disse que outro aumento de juros "incomumente alto" pode ser apropriado nos Estados Unidos. Por outro lado, afirmou que o ideal é decidir o tamanho da alta nas taxas a cada reunião, seguindo os mesmos passos do Banco Central Europeu (BCE), que abandonou o forward guidance, orientação futura da política monetária aos mercados.

continua após publicidade

"Vamos tomar decisões reunião por reunião. Achamos que é hora de (decidir o aumento dos juros) em reunião por reunião e não fornecer o tipo de orientação clara que fornecemos no caminho para os juros neutros", afirmou Powell nesta quarta.

Na sua visão, as decisões futuras de política monetária vão depender de dados e da situação da maior economia do mundo, mas que outro "aumento incomumente alto dos juros pode ser apropriado". Powell disse ainda que houve amplo apoio para a decisão anunciada hoje, de elevar os juros em mais 75 pontos-base. "Atingimos uma faixa de juros que acreditamos ser neutra", afirmou.

Ritmo

continua após publicidade

Jerome Powell reforçou a sinalização já dada pelo Fomc de que novas altas de juros serão apropriadas, considerando um cenário de inflação "muito elevada". Ele não quis se comprometer, contudo, com o ritmo de aumentos futuros, atrelando-os a dados e à perspectiva da economia dos Estados Unidos.

"Prevemos que aumentos contínuos serão apropriados. O ritmo desses aumentos continuará a depender dos dados recebidos e das perspectivas em evolução para a economia", afirmou Powell, na coletiva.

Ele ponderou, no entanto, que, provavelmente, será necessário moderar o ritmo de futuras altas de juros. Ao comentar o atual cenário, ele disse que, ainda que preços de algumas commodities tenham reduzido, a guerra na Ucrânia criou pressão na inflação. "As pressões inflacionárias estão amplas", disse o presidente do Fed.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fed/Powell: estamos comprometidos a reduzir inflação e estamos agindo rapidamente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!