MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fed pode manter juros ou até aumentá-los, se a inflação reverter progresso, diz dirigente

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o BC dos Estados Unidos poderá manter os juros no nível atual ou até aumentá-los, se a inflação estagnar ou reverter

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 20.05.2024, 16:44:00 Editado em 20.05.2024, 16:51:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o BC dos Estados Unidos poderá manter os juros no nível atual ou até aumentá-los, se a inflação estagnar ou reverter o progresso obtido até o momento, em entrevista àBloomberg TV. De acordo com a dirigente, a política monetária está suficientemente restritiva bem posicionada para atuar em qualquer cenário, dependendo dos dados disponíveis.

continua após publicidade

Se a inflação subir, Mester disse estar "aberta" a elevar juros. No cenário contrário, o Fed poderá reduzir as taxas, caso aconteça uma deterioração da atividade econômica ou se os preços mantiverem queda.

Para ela, este não é o cenário atual. A dirigente apontou que a economia continua "forte", ao mesmo tempo em que o processo de desinflação parece estagnado e, por isso, o Fed precisa esperar por mais evidências.

continua após publicidade

Mester observou que os números do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em abril foram mais elevados do que o banco central gostaria e que os maiores riscos para a inflação ainda são de alta.

"Estamos olhando para os dados e tentando calibrar onde a economia está e para onde está caminhando", afirmou a integrante do Fed. "De modo geral, ainda acredito que a inflação está em processo lento de queda."

A dirigente, e vota nas decisões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), reiterou que permanece confiante de que a inflação está em trajetória sustentada de baixa rumo à meta de 2%. Segundo ela, existem alguns sinais positivos, como o equilíbrio entre oferta e demanda do mercado de trabalho, que devem contribuir para aliviar a pressão inflacionária.

Contudo, Mester alertou que não vê mais como apropriado três cortes de juros em 2024, como via no último gráfico de pontos do Fed, e que é necessário "alguma moderação" adicional da atividade econômica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fed pode manter juros ou até aumentá-los, se a inflação reverter progresso, diz dirigente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!