MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fed: escalada de juro público e pandemia são riscos à estabilidade em emergentes

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) alertou, nesta quinta-feira, para o risco de que a escaladas dos juros de títulos públicos e dificuldades na contenção do coronavírus tragam riscos para a estabilidade financeira de economias emerge

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2021, 18:50:00 Editado em 06.05.2021, 18:55:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) alertou, nesta quinta-feira, para o risco de que a escaladas dos juros de títulos públicos e dificuldades na contenção do coronavírus tragam riscos para a estabilidade financeira de economias emergentes. Em relatório semianual, a autoridade monetária destaca que países endividados podem enfrentar consequências adversas do aumento dos custos de empréstimos, em meio à escalada dos rendimentos no mundo desenvolvido.

continua após publicidade

"Se este aumento nos custos do serviço da dívida não forem acompanhados por uma melhora nas perspectivas econômicas globais, alguns emergentes podem ver novamente saídas de capital significativas, que podem ser exacerbadas por uma queda no apetite pelo risco global ou problemas nos sistemas bancários", advertiu a instituição.

Para o Fed, diante dessas circunstâncias, autoridades terão pela frente um quadro desafiador, porque têm capacidade fiscal limitada. Tais questões em nações em desenvolvimentos, diz a entidade, teriam repercussões também nos EUA, dada a alta exposição de instituições americanas a empresas e soberanos emergentes.

continua após publicidade

De acordo com o relatório, apesar da forte recuperação econômica, a China continua tendo níveis de dívida corporativo e governamental, setor financeiro vulnerável e distorções no mercado imobiliário. O Fed avalia que, caso medidas de Pequim para conter o setor de propriedades não tenham efeito, a especulação seguirá aumentando.

"Considerando o tamanho da economia e do sistema financeiro da China, bem como suas extensas ligações comerciais com o resto do mundo, as tensões financeiras chinesas podem prejudicar ainda mais os mercados financeiros globais e afetar negativamente os EUA", salientou o documento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fed: escalada de juro público e pandemia são riscos à estabilidade em emergentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!