Mais lidas

    Economia

    Economia

    Fed discutiu possível implementação de programa de recompra de ativos permanente

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 19.05.2021, 17:12:00 Editado em 19.05.2021, 17:21:19
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Em sua mais recente reunião do política monetária, realizada em 27 e 28 de abril, os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) discutiram a possibilidade de instituir um programa permanente de recompra de ativos (repo), aponta a ata do encontro. "Quase todos os dirigentes comentaram que um mecanismo de recompra permanente, agindo como uma barreira, poderia ajudar a lidar com pressões nos mercados de títulos do Tesouro dos EUA e recompra do Tesouro que poderia se espalhar para outros mercados de financiamento e prejudicar a implementação e transmissão da política monetária", destaca o documento.

    A avaliação dos dirigentes do Fed é que a instalação de um repo permanente poderia fornecer uma resposta oportuna e automática às pressões do mercado, muitas vezes difíceis de prever.

    Também foi cogitada a criação de um repo permanente para autoridades monetárias estrangeiras e internacionais.

    Para a maioria dos dirigentes do Fed, os benefícios de tal instrumento superariam seus custos. Muitos observaram que o mecanismo poderia apoiar um funcionamento mais suave nos mercados de Treasuries e financeiros dos EUA de forma mais ampla, inclusive fornecendo aos titulares estrangeiros de títulos uma alternativa para vendas diretas em tempos de estresse do mercado.

    Vários participantes apontaram que a questão poderia ser vista como um complemento das linhas existentes de swap em dólar, estendendo o acesso ao financiamento na moeda americana para uma gama maior de bancos centrais e instituições oficiais estrangeiras, segundo a ata.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fed discutiu possível implementação de programa de recompra de ativos permanente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.