MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FecomercioSP: confiança sofre retração de 4% em novembro com incertezas macroeconômicas

As incertezas macroeconômicas observadas no mês de novembro levaram a uma retração de 4% na confiança dos empresários do comércio varejista no Estado de São Paulo, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), elaborado pela Federa

Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 28.11.2023, 18:12:00 Editado em 28.11.2023, 18:19:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As incertezas macroeconômicas observadas no mês de novembro levaram a uma retração de 4% na confiança dos empresários do comércio varejista no Estado de São Paulo, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice que em outubro era de 111,7 pontos passou a 107,2 pontos em novembro, mostrando em números absolutos um recuo de 4,5 pontos. De acordo com a FecomercioSP, a queda acentuada do indicador que apura as percepções atuais em relação às condições econômicas indica que os empresários seguem preocupados com a economia. Além disso, muitos deles apontam que estão com os estoques mais elevados, o que pode postergar os efeitos positivos da baixa da inflação, ciclo de retração da Selic e uma melhora significativa no mercado de trabalho sobre o otimismo das empresas. Isso se vê por meio dos números que conformam o Índice de Expansão do Comércio (IEC). O Nível de Investimento das Empresas, variável que mede o quanto os players do setor estão dispostos a injetar recursos nos negócios, por exemplo, caiu 2%, passando de 97,2 pontos em outubro para 95,2,em novembro. Da mesma forma as expectativas para a contratação de funcionários, que recuou 2,8% na passagem de outubro para novembro, de 119,4 pontos para 116,6 pontos. "São dados que revelam insegurança do empresariado em investir nos negócios", afirmam os técnicos da FecomercioSP. Mas, segundo a entidade, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) foi o que registrou a queda mais significativa, recuando 8,6 pontos no intervalo de um mês, passando de 89,5 pontos, em outubro, para 81,8 pontos, em novembro - outra sinalização do momento desafiador. Além da comparação mensal, todos os indicadores sofreram uma queda anual significativa. O Icec caiu 14,4%, o Icaec, 24,4%, e o IEC, 14,1%.

continua após publicidade
Estoques

Apesar de os empresários seguirem receosos com o patamar dos produtos estocados para o fim de ano, o índice de novembro mostra um pequeno aumento 0,9%, atingindo 117,3 pontos. A proporção de empresários que relatam estoques adequados segue maior do que os que afirmam inadequação: 58,5% contra 41,2%, respectivamente. Diante desse cenário, a FecomercioSP orienta o empresariado a se manter dentro do planejamento e ter cautela diante dos desafios atuais. A gestão de estoque é fundamental, já que pode se tornar uma vantagem competitiva. Além disso, é importante evitar altos endividamentos e observar as operações atualizadas das empresas, aproximando os vencimentos das despesas e as datas dos recebimentos das receitas, além de ajustar os investimentos de forma adequada ao fluxo de caixa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FecomercioSP: confiança sofre retração de 4% em novembro com incertezas macroeconômicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!