MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FecomercioSP: comércio e serviços fecham 47,6 mil vagas em 12 meses até fevereiro

Os setores de comércio e de serviços paulistano fecharam 47,6 mil vagais com carteira assinada no período entre março de 2020 e fevereiro de 2021, retrata Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2021, 11:46:00 Editado em 12.04.2021, 11:51:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os setores de comércio e de serviços paulistano fecharam 47,6 mil vagais com carteira assinada no período entre março de 2020 e fevereiro de 2021, retrata Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Além disso, segundo a entidade, o horizonte que se aproxima não oferece visões melhores.

continua após publicidade

No período em análise, as perdas de emprego formal foram puxadas principalmente pelo segmento de serviços, com 41.515 em 12 meses, conforme a nota. A queda das vagas foi influenciada pela pandemia de covid-19 e pelas medidas de restrição de circulação que voltaram a ser adotadas neste ano com o recrudescimento da doença.

No setor de serviços, a atividade que mais destruiu postos formais de trabalho foi a de alojamento e alimentação, com perdas de quase 104,6 mil vagas. Outros resultados negativos ainda chamam a atenção como casos dos segmentos educacional (-36.019 empregos) e das artes, cultura, esporte e recreação (-11.604). "O resultado do setor de serviços só não foi pior no acumulado dos doze meses porque atividades administrativas (saldo positivo de 64.744 vagas), profissionais, científicas e técnicas (15.896) e de informação e comunicação (13.075) contrabalançaram as perdas", argumenta.

continua após publicidade

De acordo com a FecomercioSP, dos 41,5 mil empregos a menos no setor de serviços do Estado, a maioria das perdas foi registrada na capital paulista, onde o setor zerou 29.801 vagas formais. Na cidade de São Paulo, o segmento de alojamento e alimentação foi destaque negativo, com 51.701 postos entre março do ano passado e fevereiro de 2021. Em relação a estabelecimentos de transporte, armazenagem e correio, houve fechamento de 7.630 empregos com carteira assinada na capital, enquanto o de Educação registrou queda de 14.687 vagas.

No caso do comércio, o pior desempenho ocorreu nos estabelecimentos de venda ou reparação de veículos, que acumularam destruição de 7.837 postos formais de trabalho em doze meses. O varejo, por sua vez, ficou no vermelho em 4.429 vagas.

Só na capital paulista, foram extintos 25.942 vagas com carteira assinada, com destaque para os 17.560 empregos a menos no varejo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FecomercioSP: comércio e serviços fecham 47,6 mil vagas em 12 meses até fevereiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!