MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FecomercioSP: Alta da Selic reflete preocupação do BC com o excesso de demanda que se avizinha

O Banco Central (BC), ao elevar a sua taxa básica de juro (Selic) em 0,25 ponto porcentual a 10,75% ao ano - primeira alta em dois anos -, expressa preocupação com o excesso de demanda que se avizinha, avalia a FecomercioSP em nota enviada do Broadcast (

Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 18.09.2024, 19:11:00 Editado em 18.09.2024, 19:15:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central (BC), ao elevar a sua taxa básica de juro (Selic) em 0,25 ponto porcentual a 10,75% ao ano - primeira alta em dois anos -, expressa preocupação com o excesso de demanda que se avizinha, avalia a FecomercioSP em nota enviada do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). Preocupação essa que, segundo a entidade, ela vem alertando já há algum tempo.

continua após publicidade

"Trata-se de um sinal forte de que o BC está atento aos efeitos potenciais de uma desancoragem de expectativas, mesmo que isso tenha custado o reajuste dos juros, colocando essa percepção à frente de indicadores que poderiam até sustentar uma manutenção da taxa em 10,50%, como os números do último IPCA e as condições do mercado internacional", consideram os economistas da FecomercioSP.

A FecomercioSP acredita que a leitura do Copom seja de um contexto econômico de desemprego baixo (6,8%, no trimestre encerrado em julho), massa de renda em níveis históricos e, por consequência, um Produto Interno Bruto (PIB) em ritmo acelerado (com crescimento de 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro, e de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2023).

continua após publicidade

"Ainda que tenha um impacto de desancoragem no presente, é uma decisão baseada em projeções futuras. Um dado ajuda a entender essa preocupação: a volatilidade de preços dos serviços, por exemplo, impede uma análise mais concreta sobre o arrefecimento dos custos. Os valores variaram 0,24% em agosto, após registrarem uma elevação de 0,75% no mês imediatamente anterior".

Ainda, de acordo com a entidade, o Copom também segue na mesma direção do mercado, a qual indicava um consenso de que a inflação só ficará dentro da meta perseguida pelo BC (de 3% ao ano) se os juros voltassem a subir. Ainda que o IPCA tenha caído em agosto, o acumulado dos últimos 12 meses está perto do teto da meta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FecomercioSP: Alta da Selic reflete preocupação do BC com o excesso de demanda que se avizinha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!