MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fazenda projeta crescimentos do PIB de 3,5% em 2024 e de 2,3% em 2025, afirma Durigan

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira, 17, que a pasta projeta um crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 e de 2,3% em 2025. "Estamos percebendo uma desaceleração da econo

Caroline Aragaki, Francisco Carlos de Assis e Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Caroline Aragaki, Francisco Carlos de Assis e Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 17.02.2025, 12:26:00 Editado em 17.02.2025, 12:34:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira, 17, que a pasta projeta um crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 e de 2,3% em 2025. "Estamos percebendo uma desaceleração da economia, Caged no fim do ano tem apontado para isso", afirmou durante participação no painel "Visão do Setor Público para 2025", em evento "Plano de Voo 2025", organizado pela Amcham Brasil.

continua após publicidade

Durigan relembrou que a Fazenda teve que liderar com "muita quebra de projeções e muita superação de expectativa" nos últimos dois anos. Enquanto a pasta tinha projeção de crescimento de 0,8% em 2023, a economia cresceu 3,8%. Já as primeiras expectativas para 2024 eram de crescimento inferior a 2%, quando a tendência atual é de crescimento de 3,5%, aponta.

A expectativa de Durigan é de que o setor de agricultura seja o maior responsável pelo crescimento econômico em 2025. Já os setores de indústria e serviços também devem ter alta relevante, ainda que em nível inferior ao visto em 2024.

continua após publicidade

Em termos de balança comercial, a exportação deve ser puxada pelo agro. Já a importação deve ficar em nível menor do que em 2024, em razão do desaquecimento econômico.

Já os gastos públicos em 2025 tendem a ter uma trajetória de crescimento menor, em relação ao PIB, do que nos últimos anos.

O secretário destaca ainda que a política monetária será um "desafio importante" para o crescimento econômico do País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Fazenda projeta crescimentos do PIB de 3,5% em 2024 e de 2,3% em 2025, afirma Durigan"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!