MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Faturamento líquido total do setor cai 3,9% em abril ante março, diz Abimaq

O faturamento líquido total do setor de máquinas e equipamentos em abril interrompeu a trajetória de crescimento que vinha apresentando ao longo do primeiro trimestre e recuou 3,9% na comparação com março. Mas na comparação com abril do ano passado, o fat

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2021, 14:39:00 Editado em 26.05.2021, 14:43:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O faturamento líquido total do setor de máquinas e equipamentos em abril interrompeu a trajetória de crescimento que vinha apresentando ao longo do primeiro trimestre e recuou 3,9% na comparação com março. Mas na comparação com abril do ano passado, o faturamento do setor deu um salto, para 72,2%. Também foi registrado crescimento de 18,1% no faturamento da indústria de máquinas e equipamentos no acumulado de 12 meses até abril.

continua após publicidade

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), entidade que reúne as empresa do setor.

O consumo aparente do setor, o consumo de um bem na proporção do total da sua produção adicionada das importações e subtraída das exportações, cresceu 13,1% em abril em relação a março.

continua após publicidade

No confronto com abril do ano passado, o consumo aparente cresceu 47% e no acumulado de 12 meses até abril, subiu 11,4%.

Exportações

O setor de máquinas e equipamentos encerrou o mês de abril registrando em seu balanço um aumento de 8% nas exportações, de acordo com a Abimaq. Na comparação com abril do ano passado, os embarques de máquinas e equipamentos para fora do País cresceu 37,3%. Com isso, no acumulado dos 12 meses encerrados em abril as vendas ao exterior tiveram um crescimento de 14,6%.

continua após publicidade

As importações percorreram o mesmo caminho das exportações. Cresceram 18,2% na margem, 28,4% na comparação com abril do ano passado e acumularam alta de 14,6% em 12 meses até abril.

Nível emprego

O nível de emprego na indústria de máquinas e equipamentos cresceu 1,4% em abril em relação a março para 345,957 mil trabalhadores. Na comparação com abril do ano passado, este contingente de trabalhadores no setor é 15,8% maior. Só neste ano, de janeiro a abril, o setor contratou 4,2% a mais de funcionários do que empregou no mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Por fim, no período de 12 meses encerrado em abril, o quadro de funcionários do setor acumula alta de 4,6%.

Nuci

A produção de máquinas e equipamentos em abril fechou em abril em 76,2% da sua capacidade produtiva, conforme mostra o indicador do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Faturamento líquido total do setor cai 3,9% em abril ante março, diz Abimaq"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!