MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Falta ou alto custo de insumos atinge metade da indústria da construção, diz CNI

Mais da metade da indústria da construção sofreu com a falta de materiais ou o alto custo dos insumos no último trimestre de 2020, de acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI).Após o pior momento da recessão causada pela pandemia de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2021, 14:30:00 Editado em 25.01.2021, 14:35:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais da metade da indústria da construção sofreu com a falta de materiais ou o alto custo dos insumos no último trimestre de 2020, de acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

continua após publicidade

Após o pior momento da recessão causada pela pandemia de covid-19, a dificuldade em obter materiais já ocupava o topo dos problemas do setor no terceiro trimestre do ano. Mas a quantidade de firmas que relataram passar por isso aumentou de 39,2% para 50,8% no quarto trimestre.

No ranking dos problemas listados pelos executivos da construção aparecem na sequência a elevada carga tributária (26,8%), a burocracia excessiva (24,1%) e a fraca demanda interna (23,9%). A falta de capital de giro (17,3%) e a inadimplência dos clientes (14,1%) também são apontadas por parte considerável das empresas.

continua após publicidade

Como é usual para o último mês de cada ano, a atividade na indústria da construção recuou em dezembro. Em uma escala na qual valores abaixo dos 50 pontos indicam retração, a produção no setor ficou em 46,3 pontos, um resultado um pouco melhor que os 45,8 pontos de dezembro de 2019.

Da mesma forma, o indicador de nível de emprego no setor ficou em 46,9 pontos, sinalizando demissões. Ainda assim, o desempenho foi melhor que o da média histórica desse índice, de 44,1 pontos.

Apesar da esperada redução na produção e no emprego da indústria da construção no fim do ano, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) em dezembro permaneceu no maior patamar para o mês desde 2014. Em relação a novembro, houve um ligeiro recuo de 63% para 62%.

continua após publicidade

Mesmo com resultados melhores que os usuais para dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do setor (ICEI-Construção) caiu 3,2 pontos em janeiro, para 56,9 pontos. De acordo com a CNI, a queda do indicador no começo deste ano reflete a deterioração da percepção da indústria da construção sobre as condições atuais da economia brasileira.

Por outro lado, os índices de expectativas do setor melhoraram em janeiro. O indicador sobre nível de atividade passou de 55,5 pontos para 57,1 pontos. A expectativa de compra de matérias primas passou de 54,5 pontos para 57,0 pontos. A perspectiva de novas contratações passou de 54,6 pontos para 55,1 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Falta ou alto custo de insumos atinge metade da indústria da construção, diz CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!