MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) será religada comenta Jean Paul Prates

A fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), da Petrobras, será a primeira da companhia a voltar a operar no País, disse na sexta-feira, 23, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Em abril, o executivo irá a Mato Grosso do Sul para ver

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 24.02.2024, 11:12:00 Editado em 24.02.2024, 11:21:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), da Petrobras, será a primeira da companhia a voltar a operar no País, disse na sexta-feira, 23, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Em abril, o executivo irá a Mato Grosso do Sul para ver a situação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (Fafen 3), em Três Lagoas, ainda sem prazo certo para entrar em operação.

continua após publicidade

"A gente não tem uma linha do tempo definida, mas tem uma disposição já definida. O nosso Plano Estratégico autorizou, e não só autorizou, como colocou fertilizantes de volta na pauta de investimento da Petrobras", disse Prates após evento com o presidente Lula para lançar o edital dos incentivos da estatal à cultura, somando patrocínio de R$ 250 milhões.

No ano passado, o diretor de Processo Industriais da Petrobras, William França, havia informado que a ideia da empresa é colocar a Fafen 3 em operação antes de 2028, e que a Ansa deveria voltar a fabricar fertilizantes no segundo semestre de 2024. .

continua após publicidade

De acordo com Prates, apesar da avaliação de que a unidade de Mato Grosso do Sul está 80% pronta, muito tempo passou desde a paralisação das obras, em 2014. "Quando você fala de uma planta dessa, que é uma coisa que tem que estar viva o tempo todo, como um carro antigo ou mesmo um carro novo, se você deixar na garagem dois anos, três anos, ele começa a falhar. Então, na verdade é um 80% que deve cair para 70%. Vai ter coisas que você vai ter que repor", explicou Prates.

O executivo fez questão de pontuar que a gestão anterior da Petrobras não apenas excluiu os investimentos em fertilizantes como praticamente proibiu a Petrobras de investir no setor. Com isso, o Brasil passou a importar todo o fertilizante que utiliza.

"Nós recuperamos essa faculdade e temos projetos como esses, principalmente, que ficaram no meio do caminho. Estava sendo construída, parou. Nós estamos articulando formas disso ser agilizado para terminar essa planta e ela começar a produzir. Ela está exatamente no meio do mercado agrícola", destacou o executivo.

continua após publicidade

Conselho

Ele informou que após a visita de abril, a previsão de volta das obras da Fafen 3 será levada à diretoria e provavelmente ao Conselho de Administração, que vai bater o martelo final para a data do início da operação da unidade.

Sobre a volta da operação da Ansa, que fica próxima à Refinaria Getulio Vargas (Repar), da Petrobras, no Paraná, Prates informou que será a próxima a ser religada, mas não estimou uma data.

continua após publicidade

"E tem a Araucária, que é próxima da nossa refinaria, que também deve ser religada. Ela usa resíduo atmosférico, não usa gás natural. Então a gente vai poder religar. Essa provavelmente vai ser a mais rápida, a que vai entrar primeiro", confirmou.

Com a volta das fábricas de fertilizantes da Petrobras, inclusive as arrendadas para a Unigel na Bahia e Sergipe, a necessidade de importação de fertilizantes pelo Brasil deve ser reduzida. No final do ano passado, a estatal fechou com a Unigel - arrendatária das unidades na gestão anterior da Petrobras - um acordo de industrialização por encomenda (tolling), visando a retomada da produção nas unidades, que vinham dando prejuízo à Unigel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) será religada comenta Jean Paul Prates"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!