MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Expectativas de inflação nos EUA tiveram recuo modesto, afirma dirigente do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, John Williams, afirmou nesta sexta-feira, 8, que as expectativas de inflação tiveram "recuo modesto" nos Estados Unidos, além de enfatizar a importância de que elas conti

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2024, 10:44:00 Editado em 08.03.2024, 10:49:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, John Williams, afirmou nesta sexta-feira, 8, que as expectativas de inflação tiveram "recuo modesto" nos Estados Unidos, além de enfatizar a importância de que elas continuem bem ancoradas. Em evento da London School of Economics (LSE), o dirigente, que vota nas decisões de política monetária, não tratou sobre quando pode haver corte de juros neste ano nos Estados Unidos, mas deu algumas indicações sobre sua avaliação do quadro.

continua após publicidade

Williams considera que o mercado de trabalho norte-americano continua "apertado", embora um pouco menos que no seu auge.

A demanda, por sua vez, tem desacelerado por causa da política monetária restritiva, apontou.

continua após publicidade

Em um evento com caráter mais acadêmico, Williams defendeu a estratégia do Fed de elevar os juros rápido e bastante, no auge do choque da covid-19, para manter as expectativas de inflação bem ancoradas, além de reafirmar o compromisso com a meta de 2%.

Questionado sobre uma revisão no arcabouço do Fed que deve ocorrer adiante, ele disse que não pretendia adiantar essa discussão, mas também mencionou que alguns aspectos continuarão a ser cruciais, notadamente a estabilidade de preços e a importância de se manter as expectativas de inflação ancoradas. Esses fundamentos já eram sabidos e continuam a se mostrar corretos, considerou.

Williams ainda mencionou outras questões de passagem, como a inteligência artificial. Segundo ele, a IA pode impulsionar "uma nova onda de produtividade", mas ele disse que por enquanto não nota isso.

Também considerou que a economia dos EUA em 2023 se mostrou "notável" em sua recuperação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Expectativas de inflação nos EUA tiveram recuo modesto, afirma dirigente do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!