Economia

EUA/Senado: texto bipartidário para infraestrutura está 'mais perto', diz líder

Da Redação ·

O líder democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, afirmou nesta quarta-feira, 21, que parlamentares governistas e oposicionistas estão "mais perto" de finalizar um projeto bipartidário para o pacote de investimentos em infraestrutura. O comentário foi feito no plenário da Casa, antes de uma votação técnica que servirá como o primeiro teste para a legislação.

continua após publicidade

Segundo Schumer, o voto de hoje não representa a etapa final do processo, uma vez que os detalhes da proposta ainda estão em negociação. "Trata-se apenas de uma votação para decidir se os senadores podem começar a debater a questão", explicou.

O democrata acrescentou que esse tipo de procedimento é comum em pautas que ainda estão sendo discutidas. Ele lembrou que, há um mês, o presidente americano, Joe Biden, firmou acordo com um grupo bipartidário de senadores para a legislação, cujo texto segue em fase de finalização.

continua após publicidade

Schumer também criticou comentários recentes do líder republicano no Senado, Mitch McConnell, que disse esperar que nenhum representante da oposição aceite elevar o teto da dívida federal. Conforme mostrou reportagem do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a suspensão temporária do limite fiscal expira em 31 de julho e, depois desse prazo, o governo terá que adotar medidas extraordinárias para continuar solvente.