Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

EUA produz mais petróleo que qualquer outro na história há 6 anos, diz DoE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos destaca que o país produziu mais petróleo ao ano que qualquer outra nação da história, entre 2018 e 2023, segundo suas estatísticas sobre o setor de energia internacional. Em relatório analítico, o órgão diz que a produção média diária de petróleo dos EUA ficou em 12,9 milhões de barris (bpd) em 2023, o que bateu o recorde anterior do país e global, de 12,3 milhões de bpd, estabelecido em 2019.

A produção média diária de petróleo mensal, por sua vez, teve recorde em dezembro de 2023 nos EUA, em mais de 13,3 milhões de bpd. O DoE acredita que o nível atingido ao longo de 2023 não deve ser batido por qualquer país no curto prazo, já que nenhum atingiu até hoje capacidade de produzir 13,0 milhões de bpd.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O DoE recorda que a Saudi Aramco, estatal da Arábia Saudita, desistiu recentemente de elevar sua capacidade de produção para 13,0 milhões de bpd até 2027. Os EUA, a Rússia e a Arábia Saudita representaram 40% da produção de petróleo global em 2023, aponta o departamento, ou 32,8 milhões de bpd.

Os três países têm produzido mais óleo que qualquer outro desde 1971 (levando-se em conta a União Soviética antes de 1991).

Os EUA haviam tido um pico de 9,6 milhões de bpd de petróleo produzido em 1970, mas desde então chegaram a perder fôlego, para uma mínima de 5,0 milhões de bpd em 2008. Em 2009 a produção começou a crescer de novo, com ajuda de técnicas como o fracking, e ela tem avançado desde então, com a exceção de 2020 e 2021, diante de efeitos da pandemia da covid-19, recorda o DoE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV