MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA: 'lei é clara ao dizer que medidas de apoio expiram em dezembro', diz Mnuchin

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, explicou que a decisão do órgão de suspender em 31 de dezembro as linhas de empréstimo emergencial criadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para apoiar a economia está baseada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.11.2020, 12:59:00 Editado em 20.11.2020, 13:03:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, explicou que a decisão do órgão de suspender em 31 de dezembro as linhas de empréstimo emergencial criadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para apoiar a economia está baseada na própria lei que criou os dispositivos. "A lei é muito clara ao dizer que as medidas expiram em dezembro", disse Mnuchin em entrevista na rede de televisão CNBC, ressaltando que o governo de Donald Trump apenas seguiu o que ficou estabelecido.

continua após publicidade

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da distrital de Chicago do Federal Reserve, Charles Evans, disse estar "decepcionado" com o Tesouro.

Em tentativa de tranquilizar os mercados americanos, que abriram pressionados pela decisão do Tesouro, Mnuchin garantiu que há ainda "muito mais" recursos para apoiar a economia americana caso necessário, incluindo US$ 800 bilhões do Fundo de Estabilização do Câmbio e US$ 130 bilhões que podem ser repassados a pequenos negócios. Ele ressalta, porém, que os setores mais afetados pela pandemia precisam de concessões para recuperação, e não mais empréstimos.

continua após publicidade

"Programas de apoio fiscal funcionaram muito bem, mas agora temos que mirar os setores da economia que estão fechando e os desempregados", disse Mnuchin. Segundo o secretário, haverá uma reunião ainda hoje entre ele, o chefe de Gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e o líder do partido Republicano no Senado americano, Mitch McConnell, para tratar de um novo pacote de estímulos fiscais para 2021.

"Vamos estabelecer um plano para nos reunirmos com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi e o líder da Minoria no Senado, Chuck Schumer e tentar fechar um apoio direcionado às pessoas que realmente precisam. Esperamos que os democratas trabalhem conosco", disse Mnuchin, que também demonstrou otimismo com a possível aprovação de uma vacina contra o novo coronavírus em breve. "A condição financeira do país está em ótima forma, teremos distribuição em massa de vacinas", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "EUA: 'lei é clara ao dizer que medidas de apoio expiram em dezembro', diz Mnuchin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!