MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA e Itália trabalharão em corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa

Os Estados Unidos e a Itália trabalharão em um corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa, segundo comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira, 18. "Será um dos maiores projetos de integração e conectivi

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 18.04.2025, 13:15:00 Editado em 18.04.2025, 13:21:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Estados Unidos e a Itália trabalharão em um corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa, segundo comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira, 18. "Será um dos maiores projetos de integração e conectividade econômica deste século, conectando portos, ferrovias e cabos marítimos", afirmaram ambos os países, em nota.

continua após publicidade

A medida pretende estimular o desenvolvimento econômico e a integração que passará pela Índia, Golfo de Israel - área localizada no Mar Vermelho - e a Itália, até que seja redirecionada aos EUA.

Os países também se comprometeram em ampliar a cooperação bilateral em determinados setores econômicos. No caso da Itália, o país prometeu contribuir para a "renascença marítima" do setor de construção naval americano, enquanto os EUA vão "analisar oportunidades de investimento" em zonas econômicas especiais italianas.

continua após publicidade

Os Estados Unidos prometeram ainda cooperar para fortalecer a segurança energética da Itália ao "encorajar a diversificação de múltiplas fontes de energia e aumentar exportações de gás natural liquefeito (GNL) de maneira mutuamente benéfica". A compra de gás natural americano tem sido vista como uma das maneiras de mitigar efeitos de tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Já a Itália disse que os investimentos americanos em computação de nuvem e inteligência artificial "são bem-vindos". O objetivo será maximizar a "transformação digital" italiana e ajudar o país a se tornar um "hub de dados" para a região do Mediterrâneo e da África do Norte.

O acordo foi realizado durante reunião entre Trump e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na tarde da quinta-feira, 17, quando os dois líderes discutiram cooperação bilateral econômica, de segurança e de tecnologia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "EUA e Itália trabalharão em corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!