MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA: China usa métodos enganosos e coercitivos para influenciar quadro global

O Global Engagement Center, do Departamento de Estado americano, publicou relatório nesta quinta-feira, 28, no qual critica os métodos "enganosos e coercitivos" da China para tentar influenciar o ambiente informacional global. Segundo relatório sobre o te

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 28.09.2023, 17:07:00 Editado em 28.09.2023, 17:11:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Global Engagement Center, do Departamento de Estado americano, publicou relatório nesta quinta-feira, 28, no qual critica os métodos "enganosos e coercitivos" da China para tentar influenciar o ambiente informacional global. Segundo relatório sobre o tema, o governo chinês lança mão de manipulações com propaganda, desinformação e censura, o que cria "vieses e lacunas" que poderiam "levar países a tomar decisões que subordinam os interesses econômicos e de segurança aos de Pequim".

continua após publicidade

O relatório acusa o regime da China de gastar "bilhões de dólares anualmente em esforços de manipulação de informação". Há o uso de informação "falsa ou enviesada" para promover visões positivas sobre o país e o Partido Comunista da China, enquanto informações críticas que contradizem a narrativa desejada sobre Taiwan, direitos humanos, o Mar do Sul da China, sua economia doméstica e outros assuntos são suprimidas.

Em questões sensíveis, o regime chinês usa a intimidação online e no mundo real para silenciar dissidentes e encorajar a autocensura, afirma o relatório. Segundo o governo americano, a postura da China não é somente um problema de diplomacia pública, "mas um desafio à integridade no espaço global de informações".

continua após publicidade

O Departamento de Estado afirma ainda que a China e a Rússia cooperam para a desinformação sobre a escala da guerra na Ucrânia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "EUA: China usa métodos enganosos e coercitivos para influenciar quadro global"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!