MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA acusam China de descumprir compromissos comerciais com OMC

Os EUA acusaram a China de falhar em cumprir seus compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e disseram estar considerando novas formas de combater agressivas práticas comerciais chinesas. Em relatório anual sobre a observância de regras da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2022, 10:12:00 Editado em 16.02.2022, 10:20:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os EUA acusaram a China de falhar em cumprir seus compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e disseram estar considerando novas formas de combater agressivas práticas comerciais chinesas. Em relatório anual sobre a observância de regras da OMC pela China, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) disse nesta quarta-feira que o país asiático não está cumprindo a promessa que fez de abrir seus mercados à concorrência externa quando passou a fazer parte do órgão, em 2001.

continua após publicidade

"A China, ao contrário, manteve e expandiu sua abordagem de liderança estatal e não mercadológica para a economia e o comércio", diz a representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai. "As políticas e práticas da China desafiam a premissa das regras da OMC e causam sério dano a trabalhadores e empresas ao redor do mundo."

Entre outras coisas, os EUA repetiram acusações de longa data de que a China utiliza subsídios e regulações para favorecer suas empresas, em detrimento dos concorrentes externos; inundam os mercados globais com aço, alumínio e outros produtos baratos; e força empresas estrangeiras a repassar tecnologia para obter acesso aos mercados chineses.

continua após publicidade

Os EUA disseram que continuam negociando com a China para obter "mudanças de verdade em seu regime econômico e comercial". Além disso, Washington afirmou estar trabalhando com aliados - e por meio da OMC - para pressionar o governo chinês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "EUA acusam China de descumprir compromissos comerciais com OMC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!