MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Estamos tirando carga tributária da nossa exportação por meio do IVA, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 1 na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, que o governo está reduzindo a carga tributária das exportações brasileiras por meio do Imposto de Valor Agregado (IVA), previsto na re

Flávia Said e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)

·
Escrito por Flávia Said e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)
Publicado em 01.07.2025, 13:39:00 Editado em 01.07.2025, 13:45:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 1 na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, que o governo está reduzindo a carga tributária das exportações brasileiras por meio do Imposto de Valor Agregado (IVA), previsto na reforma tributária. Ele pontuou que o mercado internacional está "muito protecionista" e tende a ficar mais.

continua após publicidade

"Nós temos que nos proteger", disse, em discurso no Palácio do Planalto. Ele completou que a questão sanitária é um elemento, mas a ecológica é outra dimensão muito importante para fazer valer a competitividade do Brasil.

"Estamos tirando carga tributária da nossa exportação por meio da introdução do Imposto de Valor Agregado. Pouco se fala disso, mas talvez seja a mudança mais dramática que nosso sistema tributário vai viver", afirmou o ministro. Segundo ele, isso é o contrário do que alguns países da América do Sul "celebrados pela oposição" estão fazendo.

continua após publicidade

Ele ainda afirmou que os ministros da Casa Civil e da área de infraestrutura estão melhorando a logística, via PAC, para dar vazão às exportações brasileiras. Haddad disse que os investimentos em logística nos últimos governos "simplesmente minguaram" e foram retomados neste ciclo de governo. Exemplificou que o governo passado fez quatro concessões de rodovias em quatro anos, enquanto o governo Lula tem a meta de fazer 30. "Quem está retomando o investimento em logística é o governo do presidente Lula", defendeu.

O titular da Fazenda reconheceu a existência do que chamou de "disputa ideológica" no país, e pediu que celebrem o crescimento da economia independente de posição política.

Por fim, Haddad disse que o governo atual não quer apenas que o País cresça. "O governo quer que o País cresça muito e ele está crescendo 3% ao ano em média, o dobro do que ele vinha crescendo nos 10 anos anteriores. Mas agora é hora de buscar crescimento com justiça social", finalizou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Estamos tirando carga tributária da nossa exportação por meio do IVA, afirma Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!