MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Espera de sinais do arcabouço fiscal e dúvida sobre China inibem alta do Ibovespa

A agenda de indicadores esvaziada nesta quinta-feira, 9, abre espaço para que os investidores fiquem à espera do relatório de emprego dos Estados Unidos, que sai na sexta-feira, 10, na tentativa de encontrar indícios sobre os juros do país. O mercado domé

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 09.03.2023, 11:49:00 Editado em 09.03.2023, 11:56:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A agenda de indicadores esvaziada nesta quinta-feira, 9, abre espaço para que os investidores fiquem à espera do relatório de emprego dos Estados Unidos, que sai na sexta-feira, 10, na tentativa de encontrar indícios sobre os juros do país. O mercado doméstico ainda fica no aguardo de sinais do sinais do novo arcabouço fiscal, em dia de reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir a proposta. Os resultados do quarto trimestre também ficam no centro das atenções, caso de CSN e de CSN Mineração.

continua após publicidade

Neste ambiente, o Ibovespa abriu em queda e agora tenta leve alta, após subir 2,22% na quarta-feira, quando alcançou 106.540,32 pontos.

"Dá para realizar um pouco. É normal que passe por uma correção após uma alta relevante", diz Rafael Schmidt, operador de renda variável da One Investimentos.

continua após publicidade

Outro fator de eventual queda do índice Bovespa é a desaceleração da inflação ao consumidor da China (CPI), o que levanta dúvidas sobre a recuperação do consumo do gigante asiático. Este temor impede alta das ações do setor de metais, apesar da expansão de 0,60% do minério de ferro em Dalian. O CPI chinês subiu 1,0% em fevereiro, ficando menor do que a taxa de 1,7% esperada pelo mercado.

"Parece que esta ideia desaquecimento está pesando mais. Porém, uma inflação mais fraca na China pode dar espaço para uma política expansionista, de forma levar a uma aceleração da economia, o que seria positiva para a economia global", analisa Schmidt.

Após cederem, os índices futuros de ações dos Estados Unidos passaram a subir, após a divulgação dos pedidos semanais de auxílio-desemprego. Houve alta de 21 mil na semana, a 211 mil, ante previsão de 195 mil. O aumento, por ora, avalia o operador de renda variável da One Investimentos, é positivo no sentido de pressionar menos o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) por aumentos mais agressivos nos juros.

continua após publicidade

"Não é tão positivo para a economia, mas sim para o Fed. Com sinais de enfraquecimento da geração de vagas e de atividade em níveis mais baixos, pode se ter arrefecimento da inflação", avalia Schmidt. Agora, as atenções ficam no relatório oficial de emprego dos EUA, o payroll, de fevereiro, que sai amanhã, e o CPI, dado de inflação ao consumidor do país, a ser divulgado na semana que vem.

Às 11h18, o Ibovespa subia 0,06%, aos 106.603,27 pontos, ante máxima aos 106.636,28 pontos, em alta de 0,09%, e depois de ceder 0,50%, com mínima aos 106.007,16 pontos. Vale ON diminuía a queda a 0,84%, enquanto Petrobras acelerava alta para mais de 1%, em meio ao avanço do petróleo no exterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Espera de sinais do arcabouço fiscal e dúvida sobre China inibem alta do Ibovespa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!