MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EPE vai contratar consultoria para estudar estocagem de gás natural no Brasil

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deu o pontapé inicial para o Brasil desenvolver áreas de estocagem de gás natural, atividade ainda incipiente no País e que precisa de regulamentação. Até o dia 25 de abril, a autarquia recebe propostas de consultori

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 11.04.2023, 14:35:00 Editado em 11.04.2023, 14:38:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deu o pontapé inicial para o Brasil desenvolver áreas de estocagem de gás natural, atividade ainda incipiente no País e que precisa de regulamentação. Até o dia 25 de abril, a autarquia recebe propostas de consultorias interessadas em realizar estudos de avaliação de estocagem subterrânea de gás natural (ESGN). O trabalho será financiado pelo Banco Mundial em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME).

continua após publicidade

A estocagem está prevista na Lei do Gás, aprovada em 2021, e cuja regulamentação ainda está em andamento. De acordo com a EPE, a ESGN seria uma forma de garantir segurança de suprimento, possibilitando também o balanceamento da malha de gasodutos, tanto no sentido de estocar excedentes ou injetando na rede, em caso de eventuais dificuldades de fornecimento por parte de agentes carregadores ou produtores.

A estocagem é muito utilizada em lugares com inverno rigoroso, quando a demanda de gás natural chega a dobrar em relação aos níveis de consumo de períodos mais quentes. Na Europa, por exemplo, informa a EPE, o consumo do gás estocado equivale a 27% do total. A tecnologia também é usada em sinergia com os gasodutos, para manter a flexibilidade operacional e o balanceamento da malha de gasodutos de transporte.

continua após publicidade

A EPE destaca que o papel da estocagem no Brasil era exercido pelo Gás Natural Liquefeito (GNL), uma espécie de garantia energética do País, cujos terminais estavam nas mãos da Petrobrás.

"Com a política de desinvestimentos da Petrobras em curso, os terminais de GNL tendem a atuar de forma diferente da atual, como resultado da diversificação de agentes produtores e comercializadores de gás natural. Essa maior divisão dos riscos de operação da malha de gasodutos poderá alavancar a necessidade de utilização da ESGN, associadas a pontos estratégicos logísticos", diz a EPE em nota técnica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "EPE vai contratar consultoria para estudar estocagem de gás natural no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!