MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Energia elétrica: ONS pede para que térmicas fiquem de prontidão para garantir abastecimento

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS ) enviou, no dia 10 deste mês, uma carta para representantes de 35 empresas do País que mantêm usinas térmicas pedindo para que elas fiquem de prontidão para garantir o atendimento de energia elétrica em caso d

Clayton Freitas (via Agência Estado)

·
Escrito por Clayton Freitas (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2024, 12:21:00 Editado em 16.07.2024, 12:26:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS ) enviou, no dia 10 deste mês, uma carta para representantes de 35 empresas do País que mantêm usinas térmicas pedindo para que elas fiquem de prontidão para garantir o atendimento de energia elétrica em caso de necessidade. A informação, veiculada pela agência Infra no dia 13, foi confirmada pelo órgão nesta terça-feira, 16.

continua após publicidade

Em nota divulgada na manhã desta terça, a ONS confirmou o envio e disse que a medida está alinhada com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A nota informa que o órgão "solicitou aos agentes térmicos a maximização da disponibilidade de geração, a reprogramação de manutenções agendadas e o aviso prévio de eventuais limitações no acesso ao combustível das usinas", informa o texto.

Ainda segundo o órgão, essa iniciativa "reforça a importância das informações precisas para que o operador mantenha sua excelência técnica no planejamento e operação". A nota informa ainda que o pedido às térmicas integra ações que visam a boa gestão do Sistema Interligado Nacional (SIN), "visando o pleno atendimento às demandas de carga e potência da sociedade brasileira", diz o texto.

continua após publicidade

O órgão não divulgou o conteúdo da carta. No enunciado do documento obtido pela agência Infra, assinado por Alexandre Nunes Zucarato, diretor de operação em exercício, é citado que além das condições adversas de chuva e, consequentemente, a menor afluências nas bacias hidrográficas onde estão instaladas as hidrelétricas, houve crescimento de carga comparado aos últimos anos.

Em março deste ano, a demanda de energia no Brasil ultrapassou a marca recorde devido ao calor. "O comportamento da carga foi influenciado por questões climáticas, principalmente pelas elevadas temperaturas em quase todo o país, que teve o registro de mais uma onda de calor", disse o ONS em nota enviada na ocasião.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Energia elétrica: ONS pede para que térmicas fiquem de prontidão para garantir abastecimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!