MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Empresários da indústria da construção estão otimistas para 2025, mostra sondagem da CNI

Os empresários da indústria da construção estão com expectativa positiva para 2025, de acordo com Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quinta-feira, 19, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Todos os indicadores do setor para os próx

Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 19.12.2024, 11:41:00 Editado em 19.12.2024, 11:49:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os empresários da indústria da construção estão com expectativa positiva para 2025, de acordo com Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quinta-feira, 19, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Todos os indicadores do setor para os próximos meses cresceram, incluindo o índice do nível de atividade que subiu 1,8 ponto, chegando aos 53,8 pontos.

continua após publicidade

A medida utilizada pela CNI na pesquisa varia de zero a 100 pontos, sendo 50 a linha divisória entre expectativas positivas e negativas. A perspectiva para novos empreendimentos e serviços aumentou 2,1 pontos, também para 53,8 pontos. Em relação ao número de empregados, houve alta de 0,5 ponto, para 52,5 pontos. Já o indicador de expectativa de compras de insumos e matérias-primas atingiu 51,4 pontos, crescimento de 0,3 ponto.

"O ano de 2024 foi bastante positivo para a construção. A gente encerra o ano com otimismo, mas com certa cautela, porque existem problemas no horizonte que podem afetar a atividade do setor em 2025, como a taxa de juros e a elevação de custos, que os empresários já estão percebendo", aponta Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

continua após publicidade

Emprego e investimento

Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o índice de intenção de investimento teve alta de apenas 0,1 ponto entre novembro e dezembro, chegando em 45,9 pontos. Ainda assim, esse patamar está 8,1 pontos acima da média histórica da série, de 37,8 pontos.

Em paralelo, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção atingiu 49,7 pontos no mês de novembro - 2,8 pontos acima da média histórica para o mês. Para a CNI, isso sinaliza "avaliação melhor que a usual por parte dos empresários do setor".

continua após publicidade

Outro indicador é a evolução do número de empregados, que ficou em 47,8 pontos no mês de novembro. Também está acima da média histórica para o mês, em 2,5 pontos.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu de 70% para 67% entre outubro e novembro. O patamar ainda é três pontos porcentuais acima da média histórica para o mês, de 64%.

De novembro para dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu de 53,8 pontos para 51 pontos. Para a Confederação, isso revela "confiança mais modesta" por parte dos empresários.

A Sondagem é feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Foram consultadas 327 empresas, sendo 122 de pequeno porte, 137 de médio porte, e 68 de grande porte, entre 2 e 11 de dezembro de 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Empresários da indústria da construção estão otimistas para 2025, mostra sondagem da CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!