MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Embraer conclui testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável

A Embraer anunciou no domingo, 15, que concluiu com sucesso os testes de voo de suas aeronaves Phenom 300E e Praetor 600 usando combustível de aviação sustentável 100% puro (SAF 100%, na sigla em inglês). A empresa afirmou que as informações obtidas duran

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 16.10.2023, 18:06:00 Editado em 16.10.2023, 18:11:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Embraer anunciou no domingo, 15, que concluiu com sucesso os testes de voo de suas aeronaves Phenom 300E e Praetor 600 usando combustível de aviação sustentável 100% puro (SAF 100%, na sigla em inglês). A empresa afirmou que as informações obtidas durante os voos são importantes para entender melhor o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% SAF, fornecidas pela World Fuel.

continua após publicidade

Segundo a Embraer, hoje todas as suas aeronaves são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação, de acordo com os padrões estabelecidos pela ASTM International - mas a empresa também diz que possíveis especificações futuras poderão certificar e permitir a operação com combustíveis contendo até 100% de SAF, o que maximizaria o potencial de redução de emissões das aeronaves.

O SAF emite até 80% menos carbono do que o querosene de aviação e pode ser produzido a partir de diferentes matérias-primas, como biomassa, óleos vegetais, gorduras animais, óleo de cozinha usado, resíduos urbanos, gases residuais, resíduos agrícolas e etanol. "Isso torna o uso de SAF essencial para que as operações da Embraer sejam neutras em carbono até 2040", diz a empresa, o que contribui para atingir "a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050."

continua após publicidade

A Embraer afirma que "a sustentabilidade faz parte de sua estratégia de negócios" e que a conclusão dos testes com o SAF 100% "demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão". "Os voos do Phenom 300 e do Praetor 600 em SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços", diz.

Os testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne, na Flórida, e contaram com a colaboração dos fornecedores de motores e sistemas de combustível Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada, Parker e Safran.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Embraer conclui testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!