MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Embraer anuncia parceria com Instituto de aviação polonês mirando estreitar laços com país

A Embraer e o Instituto de Aviação Lukasiewicz (ILOT), localizado na Polônia, vão trabalhar em parceria no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para aeronaves. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado nesta terça-feira, 11, em Varsóvia,

Elisa Calmon (via Agência Estado)

·
Escrito por Elisa Calmon (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2025, 13:31:00 Editado em 11.03.2025, 13:36:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Embraer e o Instituto de Aviação Lukasiewicz (ILOT), localizado na Polônia, vão trabalhar em parceria no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para aeronaves. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado nesta terça-feira, 11, em Varsóvia, durante viagem dos de executivos da fabricante brasileira ao país.

continua após publicidade

Fundado em 1926, o Instituto fornece pesquisa e serviços para tecnologias de aviação, não tripuladas e espaciais. Juntos, ILOT e Embraer irão iniciar a cooperação concentrando esforços em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de materiais, tecnologias de voo do futuro, design aeronáutico e processos de manutenção do futuro.

"Este acordo é parte fundamental do plano de aprofundar nosso engajamento de 25 anos com o ecossistema aeroespacial da Polônia", afirma o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

continua após publicidade

O executivo está visitando a Polônia esta semana com uma equipe sênior das unidades de negócio de Aviação Comercial e de Defesa & Segurança.

As equipes estão se reunindo com parceiros atuais, novos e potenciais nas seguintes áreas: fabricação e produção final, manutenção e reparo, conversões de passageiros para cargueiros, pesquisa & desenvolvimento, e eVTOLs.

Parceria estratégica

continua após publicidade

A Embraer estima que as iniciativas de produção, manutenção e treinamento podem gerar até US$ 3 bilhões para a Polônia ao longo de 10 anos, com potencial criação de 5 mil empregos. O país já participa da cadeia de suprimentos da Embraer com 1.350 empregos e US$ 30 milhões direcionados para aquisição de bens e serviços em 2024.

A fabricante brasileira avalia que o país pode ser um parceiro estratégico para a fabricação de peças e para uma potencial linha de produção final para a aeronave militar multimissão KC-390 Millennium. Outros projetos em discussão incluem uma instalação de revisão de trens de pouso para os E-Jets E2 e a conversão de aeronaves E190 em cargueiros.

A Embraer destaca que já possui forte presença na Europa. Cerca de 30% do E2 é fabricado na União Europeia. As asas são fabricadas em Portugal e outros componentes-chave são produzidos na França, Alemanha, Áustria, Espanha e Bélgica. Já para o KC-390, 42% da cadeia de suprimentos tem origem na UE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Embraer anuncia parceria com Instituto de aviação polonês mirando estreitar laços com país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!