MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em Paris, Haddad destaca convergência de Brasil e França para tributação de super-ricos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta segunda-feira, 31, a convergência entre Brasil e França na agenda de tributação dos super-ricos. Durante a conferência organizada pela universidade Science Po sobre "governar na era climática", em Par

Giordanna Neves e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 31.03.2025, 16:02:00 Editado em 31.03.2025, 16:08:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta segunda-feira, 31, a convergência entre Brasil e França na agenda de tributação dos super-ricos. Durante a conferência organizada pela universidade Science Po sobre "governar na era climática", em Paris, o ministro disse esperar uma reedição dessa parceria franco-brasileira na COP30 com outras bandeiras.

continua após publicidade

"Na defesa da tributação dos super-ricos, um imperativo moral diante do avanço das oligarquias dentro das democracias, França e o Brasil mostraram o caminho da coordenação Norte-Sul que pode ajudar o sistema internacional a sair do impasse", disse o ministro. "Sem o apoio de intelectuais como Gabriel Zucman e Esther Duflo, o primeiro passo para uma tributação coordenada dos super-ricos não teria sido alcançado com a Declaração sobre Cooperação Tributária Internacional e o documento final da Cúpula do G20 no Rio, em novembro passado. Esperamos poder reeditar essa parceria franco-brasileira na COP com outras bandeiras", emendou.

Durante sua fala inicial, Haddad avaliou que o timing do convite para palestrar nesta segunda-feira no evento em Paris não poderia ser melhor.

continua após publicidade

Segundo ele, o mundo mudou muito desde a cúpula do G20 e passa por um momento de inflexão sobre o papel e o posicionamento global da América Latina e da Europa. "É nesse contexto que o Brasil se prepara para a COP30", disse.

Ele reiterou ainda a importância de trazer as finanças para o "coração do debate" sobre o clima e disse que a COP30 entrará na história como a "COP da implementação" - diante do potencial que o Brasil tem de liderar por meio de exemplo, promovendo uma agenda climática inclusiva e focada na implementação de soluções concretas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Em Paris, Haddad destaca convergência de Brasil e França para tributação de super-ricos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!